Você está aqui Mundo Educação Física Óptica Lentes Esféricas
Lentes Esféricas
Presença de lentes nos óculos e na máquina fotográfica

Aprendemos que a luz é necessária para enxergarmos os objetos que estão à nossa volta. É comum nos depararmos com diversas situações cotidianas onde temos a Física aplicada. São inúmeros os exemplos que poderíamos citar a esse respeito. Assim, uma parte muito interessante de ser estudada é a Física Óptica.

Fisicamente, definimos lente esférica como sendo todo sistema óptico formado por três meios homogêneos e transparentes. Podemos designar uma lente esférica como sendo também uma associação de dois dioptros planos, onde um deles é esférico e o outro pode ser esférico ou plano.

A lente esférica é muito usada em nosso cotidiano, sendo que a encontramos em diversos equipamentos, como nos óculos, nas câmeras fotográficas, nos projetores de imagem, na lupa, na luneta etc. A lente é usada basicamente para formar imagens de diferentes objetos.

De uma forma bastante geral, podemos dizer que as lentes esféricas, assim como os espelhos planos, modificam os raios de luz que chegam até à sua superfície. A trajetória dos raios que incidem sobre sua superfície é modificada pelo fenômeno da refração, portanto temos as lentes convergentes e as divergentes. Podemos conhecer uma lente esférica de acordo com sua espessura. Chamamos de lentes esféricas de bordas delgadas aquelas lentes cujas bordas são finas; e chamamos de lentes esféricas de bordas espessas aquelas lentes cujas bordas são grossas.

As figuras abaixo nos trazem a representação das lentes esféricas que podemos encontrar em nosso cotidiano. Vejamos, então:

A lente convergente consegue concentrar todos os raios paralelos em um único ponto do espaço, cujo nome é ponto focal ou simplesmente foco da lente.

Já as lentes divergentes fazem com que os raios luminosos paralelos divirjam, ou seja, se espalhem. Esse tipo de lente apresenta foco virtual e sua distância focal é negativa.

Podemos representar as lentes da seguinte maneira:

Lentes convergentes: são as lentes que conseguem fazer com que todos os raios de luz paralelos cheguem em um único ponto do espaço. Esse ponto de encontro dos raios paralelos é dito ponto focal ou foco da lente esférica.

Tipos de lentes convergentes

Lentes divergentes: são lentes que conseguem fazer com que os raios de luz paralelos sejam espalhados, ou seja, têm por objetivo fazer com que os raios luminosos divirjam. Nas lentes divergentes o foco é dito virtual, de forma que sua distância focal é negativa.

Tipos de lentes divergentes

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Lentes Esféricas








0 comentários

Faça seu Login