Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Lâmpada estroboscópica

Lâmpada estroboscópica

Lâmpada estroboscópica
Aparelho que utiliza a lâmpada estroboscópica

Muitas vezes encontramos movimentos de rotação (ou outros movimentos periódicos) cujos períodos são muito pequenos, de modo que não conseguimos medi-los por observação direta. Assim, precisamos adotar outros procedimentos.

Uma possibilidade é iluminar o objeto em movimento com uma lâmpada de flash múltiplo, ou seja, uma lâmpada estroboscópica. Essa lâmpada acende e apaga periodicamente, com frequência que pode ser variada. Variamos a frequência da lâmpada até que o objeto em movimento nos pareça estar parado. Desse modo, conhecendo a frequência da lâmpada, podemos determinar a frequência e o período do objeto em observação.

Assim sob iluminação de uma lâmpada estroboscópica, se fizermos uma marca P em uma das pás da hélice de um helicóptero, veremos que tal marca nos parecerá parada.

O efeito estroboscópico

Nos casos em que o período da lâmpada estroboscópica não for um múltiplo do período da marca, esta não parecerá parada, ou seja, ela pode apresentar um movimento aparente, com frequência aparente menor que a frequência real, no mesmo sentido ou até em sentido oposto ao do movimento real.

Outro exemplo que podemos citar é o de termos observado, nas ruas, que as rodas dos automóveis parecem girar lentamente. Tal fato se dá porque as lâmpadas usadas na iluminação pública, nesses casos, são lâmpadas estroboscópicas, assim esse efeito é chamado de efeito estroboscópico.

Curiosidade

O efeito estroboscópico ocorre também no cinema e na televisão. Às vezes temos a impressão de que as rodas dos automóveis ou as pás da hélice de um helicóptero que aparecem na tela giram muito lentamente ou até no sentido contrário ao sentido real.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Lâmpada estroboscópica








0 comentários

Faça seu Login