Whatsapp icon Whatsapp

Interação luz-matéria

A capa do caderno é considerada um meio translúcido, pois não vemos nitidamente a imagem contida no caderno
A capa do caderno é considerada um meio translúcido, pois não vemos nitidamente a imagem contida no caderno

Ao estudarmos os conceitos de luz veremos que se trata de uma onda eletromagnética. Nosso olho detecta como luz apenas uma faixa estreita do espectro das ondas eletromagnéticas. Dessa forma, podemos dizer que luz é apenas o nome que damos à forma como nosso cérebro interpreta os sinais que ele recebe da retina quando nela incidem radiações eletromagnéticas de determinada faixa de frequência.

Conseguimos enxergar a luz através do ar e do vácuo pelo fato de esses meios serem considerados meios transparentes. Os materiais como plástico e vidro incolor, com os quais diversos materiais são feitos, também são denominados transparentes. Porém, ao olharmos através de alguns vidros, nem sempre conseguiremos enxergar imagens totalmente nítidas. Sendo assim, esses materiais são considerados, do ponto de vista óptico, meios translúcidos.

A figura nos mostra alguns objetos que são ditos meios opacos

A grande maioria dos materiais que estão à nossa volta não permite a passagem da luz. Veja a figura acima, nela podemos notar que, ao incidir sobre tais materiais, a luz se reflete em todas as direções, por isso é que conseguimos enxergar todos os objetos de diferentes posições, mas isso só acontecerá desde que se tenha uma adequada iluminação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os materiais à nossa volta que apresentam essa característica (como, por exemplo, a Lua, as montanhas e as paredes) são denominados meios opacos, pois não podemos enxergar através deles.

Outros objetos ou materiais, como o filme e o papel fotográfico, as folhas das plantas e os objetos de cor escura, incluindo o preto, podem absorver pelo menos parte da luz que incide sobre eles. Por apresentarem essa característica, são denominados meios absorvedores.

Embora a luz possa interagir com os materiais com os quais entra em contato, não interage com ela mesma. Isso pode ser constatado colocando-se uma lanterna na frente de outra e acendendo as duas. A luz proveniente de uma não modifica a luz da outra – há uma independência de propagação.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Espelhos Côncavos e Convexos
Clique aqui e aprenda a diferença entre os espelhos côncavos e convexos!
Instrumentos ópticos
Conheça o funcionamento dos instrumentos ópticos mais utilizados no nosso cotidiano.
Olho humano: um instrumento óptico
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o olho humano, um instrumento óptico que forma suas imagens pelo princípio físico da refração.
Refração da luz
Você sabe o que é a refração da luz? Saiba o que é esse fenômeno óptico, conheça as fórmulas da refração e confira alguns exercícios resolvidos sobre esse tema!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Classificação de ângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de ângulos
Nessa aula veremos como é classificado um ângulo: nulo, agudo, reto, obtuso, raso e pleno (uma volta).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.