Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica Força peso
Força peso
Um corpo colocado sobre a superfície da Terra fica sujeito a uma força denominada força peso

Em nossa vida diária estamos acostumados a observar a queda de objetos abandonados nas proximidades da superfície terrestre, sem apoio. Podemos dizer que esse movimento de queda é acelerado e sua aceleração é igual à aceleração da gravidade. Chamamos de peso, a força exercida pela Terra sobre um corpo que está nas proximidades dela.

Com boa aproximação, essa força aponta para o centro da Terra (ignorando-se o fato de a distribuição de massa na Terra não ser homogênea) e tem intensidade proporcional à intensidade do campo gravitacional da Terra no ponto em que está o corpo (figura acima).

Um corpo em queda livre tem uma aceleração g dirigida para o centro da Terra. Adotando para a força peso a notação P e aplicando a Segunda Lei de Newton a um corpo em queda, tem-se:

Rigorosamente, o valor da aceleração gravitacional (g) varia com a altitude e com a latitude. Por exemplo, os corpos têm peso menor nas altitudes elevadas em relação ao nível do mar, porque a intensidade da aceleração da gravidade (g) diminui com o aumento da distância ao centro da Terra.

Fica claro, dessa maneira, que o peso, diferentemente da massa, não é uma propriedade inerente ao corpo. Até a criação do SI, no ano de 1960, fazia-se uso de uma unidade definida com base na força peso:

Um quilograma força é o peso de um corpo de um quilograma de massa, na gravidade padrão, isto é, em um local onde a aceleração da gravitacional é de 9,8 m/s2. Assim, vale a conversão:

1kgf = 9,8 N

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Força peso








1 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 15/01/2014 | kleydiane
    Usuário

    otima aula..