Você está aqui Mundo Educação Física Eletricidade Estimando o consumo de energia elétrica

Estimando o consumo de energia elétrica

Estimando o consumo de energia elétrica
Os maiores vilões no consumo de energia elétrica em nossa residência são o chuveiro e o ferro elétrico

A energia elétrica que utilizamos em casa é gerada pelas usinas hidrelétricas, usinas nucleares ou termoelétricas, instaladas em locais que podem estar a centenas ou milhares de quilômetros de distância. Essa energia é transportada por meio de fios até a rede elétrica que passa pela rua de nossas casas.

Em nosso cotidiano podemos ver que estamos cercados por diversos aparelhos eletroeletrônicos que necessitam da eletricidade para funcionar. Cada um desses aparelhos, quando ligados, consome certa quantidade de energia, sendo que alguns consomem mais outros menos, mas no final do mês temos os resultados expressos na conta de energia.

Em relação ao consumo de energia elétrica em nossas casas, temos a possibilidade de fazermos uma estimativa, ou seja, determinar aproximadamente o consumo de energia. Essa estimativa pode ser feita se conhecermos as potências elétricas dos equipamentos e soubermos o tempo de utilização de cada um deles.

A potência é dada em watts e está geralmente impressa em uma etiqueta informativa no aparelho. As lâmpadas, por exemplo, são classificadas pela sua potência em watts. Os chuveiros elétricos, por exemplo, consome uma potência entre 2.500 e 7.000 watts. Na posição de “verão”, a potência gasta pelo chuveiro é bem menor do que quando está na posição “inverno”. Na tabela abaixo temos alguns valores típicos de potência de alguns aparelhos que usamos diariamente em nossas casas.

Valores típicos de potências para alguns aparelhos elétricos

Para saber o consumo total de energia elétrica durante um dia calculamos os valores de consumo de cada aparelho, multiplicando sua potência por seu tempo de utilização diário. Por exemplo, se deixarmos uma lâmpada de 60 W ligada entre as 8 h da noite e as 6 h da manha seguinte, essa lâmpada vai consumir uma energia E = 60 x 10 = 600 Wh, ou 0,6 kWh a cada dia.

No final de um mês a lâmpada terá consumido 0,6 x 30 = 18 kWh. Somando o consumo de todos os aparelhos durante um mês, obteremos o valor total de energia utilizada em nossa residência.

Vejamos um exemplo:

Estime o consumo mensal de energia elétrica de um chuveiro elétrico que fica ligado durante 15 minutos por dia, com uma potência de 4.500 W.

Raciocínio

Calculamos a energia total por dia e multiplicamos por 30 dias.

E=P×∆t
∆t=15 min=0,25 h
E=4.500 ×0,25=1.125 Wh em um dia

Em 30 dias, o consumo será

1.125 ×30=33.750 Wh ou 33,75 kWh

Portanto, o chuveiro consome 33,75 kWh em um mês.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Estimando o consumo de energia elétrica








0 comentários

Faça seu Login