Você está aqui Mundo Educação Física Magnetismo Características das ondas eletromagnéticas

Características das ondas eletromagnéticas

Características das ondas eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas possuem os campos elétrico e magnético perpendiculares entre si

Em relação às ondas eletromagnéticas, podemos defini-las como sendo o conjunto de campos elétrico e magnético variáveis, perpendiculares entre si, que criam um ao outro, formando uma perturbação autossustentável que se propaga tanto pelo vácuo quanto em certos meios materiais.

É importante lembrar que as ondas eletromagnéticas são geradas pela movimentação de cargas. Sendo assim, podemos dizer que uma carga elétrica em movimento de vibração gera uma perturbação periódica no espaço, em forma de campos elétricos e magnéticos que oscilam com a mesma frequência de vibração da carga.

Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.

Amplitude

Em uma onda eletromagnética, duas grandezas estão oscilando: o campo elétrico e o campo magnético. Cada um desses campos possui uma amplitude que é dada pelo valor máximo de cada campo.

Velocidade

A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio onde ela se propaga. Ela é medida, no SI, em metros por segundo. Diversos experimentos demonstraram que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a mesma velocidade, chamada velocidade da luz no vácuo e representada pela letra c.

Frequência

A frequência de uma onda é a medida do número de oscilações que seus campos elétrico e magnético realizam durante um segundo. No SI, a frequência é determinada em Hz. A frequência de uma onda é determinada no instante de sua geração e não muda durante a propagação da onda, mesmo que ela passe por diferentes meios.

A menor distância entre dois pontos consecutivos nos quais a perturbação se repete é denominado comprimento de onda, indicado pela letra grega λ (lambda). Durante um intervalo de tempo T (período da onda), ela se propaga pela distância de um comprimento de onda λ. Pela distância percorrida e pelo tempo gasto, podemos definir a velocidade v de propagação dessa onda como:

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Características das ondas eletromagnéticas








0 comentários

Faça seu Login