Whatsapp icon Whatsapp

Lei de Coulomb

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Veja também: Eletricidade – principais conceitos dessa importante área da Física

O que diz a lei de Coulomb?

De acordo com a lei de Coulomb, desenvolvida pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806), é possível determinar o módulo da força elétrica entre duas partículas eletricamente carregadas com as cargas Q1 e Q2, fixas, localizadas no vácuo e separadas por uma distância d, por meio da seguinte expressão:

Q1 e Q2 – cargas elétricas (C)
k0 – constante eletrostática do vácuo (k0 = 9.109 N.m²/C²)
d – distância entre as cargas (m)

Coulomb foi capaz de obter a expressão mostrada anteriormente de maneira empírica, isto é, por meio da experimentação. Os experimentos que permitiram a Coulomb descobrir a lei de atração e repulsão entre cargas elétricas foram feitos com uma balança de torção, um instrumento de medida criado por ele mesmo que é capaz de realizar medidas precisas e que posteriormente foi utilizado por outros pesquisadores, como Henry Cavendish no estudo da gravitação universal.

Coulomb utilizou uma balança de torção similar à representada na figura para medir a força elétrica entre duas cargas.
Coulomb utilizou uma balança de torção similar à representada na figura para medir a força elétrica entre duas cargas.

Ainda em concordância com a lei de Coulomb e também com a terceira lei de Newton, conhecida como a lei da ação e reação, cargas de sinais iguais tendem a se repelir, com forças de mesma direção e sentidos opostos:

Cargas de sinais iguais repelem-se com a mesma intensidade, mesmo que seus valores sejam diferentes.
Cargas de sinais iguais repelem-se com a mesma intensidade, mesmo que seus valores sejam diferentes.

Cargas de sinais contrários, por sua vez, tendem a se atrair com forças iguais, e cada uma dessas forças também apresenta sentido oposto:

Fórmula da lei de Coulomb

Como mostrado anteriormente, de acordo com a lei de Coulomb, a força de interação entre duas partículas eletricamente carregadas, de cargas Q1 e Q2, separadas no vácuo a uma distância d, pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:

Existe ainda uma relação entre a força elétrica e o campo elétrico. O campo elétrico é a propriedade das cargas elétricas que faz com que elas sejam capazes de interagir com outras cargas. Quando uma carga elétrica é inserida em uma região dotada de campo elétrico, uma força elétrica passa a agir sobre ela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A força elétrica possui a mesma direção e sentido do campo elétrico, a menos que uma das cargas que interajam tenha sinal negativo. Nesse caso, o sentido da força elétrica é invertido com relação ao sentido do campo elétrico.

A fórmula que relaciona os módulos das grandezas força e campo elétrico é a seguinte:

E – campo elétrico (N/C)
d – distância até a fonte do campo elétrico (m)

Gráfico da lei de Coulomb

O gráfico da força elétrica com relação à distância entre duas cargas está representado na figura a seguir:

Uma vez que a força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas, quando a distância entre as cargas é d, a força de interação entre elas é F. Dobrando-se a distância entre elas, a força diminui quatro vezes; triplicando-se a distância entre as cargas, a força entre elas será dividida por nove e assim por diante.

Veja também: Aceleração da gravidade – quanto vale, como calculá-la e exercícios resolvidos

Exercícios resolvidos sobre a lei de Coulomb

Questão 1 — (EEAR) Duas cargas são colocadas em uma região onde há interação elétrica entre elas. Quando separadas por uma distância d, a força de interação elétrica entre elas tem módulo igual a F. Triplicando-se a distância entre as cargas, a nova força de interação elétrica em relação à força inicial será:

a) diminuída 3 vezes.

b) diminuída 9 vezes.

c) aumentada 3 vezes.

d) aumentada 9 vezes.

Resolução:

Quando as cargas se encontram a uma distância d, a força elétrica entre elas vale F, desse modo, ao triplicarmos a distância entre as cargas, estaremos em uma distância 3d. Vamos calcular o valor da nova força elétrica entre as cargas:

De acordo com o cálculo, a força elétrica entre as cargas deverá diminuir nove vezes, portanto a resposta correta é a letra B.

Questão 2 — (Udesc) Uma das principais contribuições para os estudos sobre eletricidade foi a da definição precisa da natureza da força elétrica realizada, principalmente, pelos trabalhos de Charles Augustin de Coulomb (1736-1806). Coulomb realizou diversos experimentos para determinar a força elétrica existente entre objetos carregados, resumindo suas conclusões em uma relação que conhecemos atualmente como Lei de Coulomb.

Considerando a Lei de Coulomb, assinale a alternativa correta.

a) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e ao quadrado da distância entre esses corpos.

b) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é inversamente proporcional ao produto das cargas e diretamente proporcional ao quadrado da distância entre esses corpos.

c) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre esses corpos.

d) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional à distância entre esses corpos.

e) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional à distância entre esses corpos e inversamente proporcional ao produto das cargas.

Resolução:

A alternativa correta é a letra C, que é o próprio enunciado da lei de Coulomb. Segundo essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto das cargas e é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.  

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A História da Eletricidade
Houve vários estudos e processos para que a eletricidade se tornasse o que é hoje. Confira aqui a história da eletricidade!
Campo Elétrico
Você sabe o que é campo elétrico? O campo elétrico é um campo vetorial, ou seja, em cada ponto do espaço ele tem um módulo, uma direção e um sentido.
Carga elétrica
Você sabe o que é carga elétrica? Confira aqui seus tipos e saiba como calculá-la. Entenda também os processos de eletrização.
Charles Coulomb
Clique aqui para conhecer a vida de Charles Coulomb, físico francês que contribuiu para os estudos de Eletricidade e Magnetismo.
Efeitos da Corrente Elétrica no Corpo Humano
Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Descubra aqui o que acontece com o corpo quando levamos um choque elétrico.
Eletricidade
A eletricidade estuda os fenômenos da carga elétrica. Clique e entenda!
Pilhas e Baterias
Pilhas e baterias são geradores elétricos. Clique e confira!
Um Dia Eletrizante
Como ocorrem os processos de eletrização?
video icon
Escrito"Movimento circular uniformemente variado" sobre uma representação de uma roda de carro.
Física
Movimento circular uniformemente variado
Além do movimento circular uniforme (MCU), outro tipo de movimento circular muito cobrado em vestibulares e no Enem é o uniformemente variado (MCUV). Neste vídeo vamos te ensinar tudo sobre aceleração tangencial, aceleração angular, e você, ainda, aprenderá de uma forma simples as equações do MCUV.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.