Você está aqui Mundo Educação Física Termologia A Garrafa Térmica

A Garrafa Térmica

A energia que um corpo tem em razão do grau de agitação de suas moléculas é chamada de calor. O calor é energia térmica em trânsito, que vai sempre do corpo mais quente para o copo mais frio.

O processo de transferência do calor pode acontecer de três formas diferentes: condução (depende do contato entre o corpo quente com o corpo frio); a irradiação (ocorre em razão da emissão de radiação por alguns corpos e estas têm o poder de aquecer) e por convecção (em razão dos fluídos serem mais densos no frio, eles acabam sendo atraídos pela gravidade).

O projeto de uma garrafa térmica usufrui de alguns conceitos físicos para que líquidos colocados lá dentro sejam conservados, mantendo-se quentes ou frios.

A primeira condição para evitar transferência de calor é manter as paredes da garrafa separadas e entre elas deve haver vácuo; assim, o processo de transferência por convecção praticamente não ocorre.

A segunda condição é que as paredes devem ser espelhadas, tanto dentro quanto fora, evitando que haja trocas de calor com o meio.

Por fim, o abre e fecha da garrafa pode provocar diferença de densidade no fluido, ocasionando trocas de calor com o meio; portanto, mantê-la fechada evita que o fluido troque calor com o meio externo.


Garrafa térmica e sua estrutura


Os conceitos físicos são importantes na construção de dispositivos criados a fim de facilitar a vida do ser humano. A garra térmica é um desses dispositivos, e tem como princípio conservar a temperatura dos fluídos, os processos de transferência de energia térmica.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

A Garrafa Térmica








1 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 25/06/2012 | JESSICA
    Usuário

    e muito bom e importante para o meio Anbiemte qero sempre mas escrevem pra ok amei mesmo bjssss