Você está aqui Mundo Educação Física Mecânica A diferença entre frear e parar

A diferença entre frear e parar

A diferença entre frear e parar
Colisão proveniente da relação: frear - parar

A diferença entre frear e parar um móvel tem sua definição baseada no movimento uniformemente variado. Isso acontece pelo fato de a velocidade sofrer variações iguais em intervalos de tempo também iguais.

Existe uma condição para que o movimento uniformemente variado aconteça: é necessário que a aceleração média seja igual à aceleração instantânea e seu valor seja diferente de zero.

Vemos nessa definição que, no Movimento Uniformemente Variado (MUV), a velocidade sofre variações enquanto a aceleração escalar é constante e diferente de zero.

Quando os freios de um móvel (carro, moto, bicicleta, ônibus, etc.) são acionados, esse não para imediatamente, demorando um tempo até parar totalmente.

Essa diferença entre frear e parar é facilmente observada em dias chuvosos, porque a água que fica concentrada no chão faz com que o carro “derrape”, demorando mais a parar.

Existem condições que podemos analisar para entendermos fisicamente esse assunto.

Tempo de reação – é o tempo que o condutor demora para tomar a decisão de frear o móvel ou de acelerar. Ele varia entre 0,5 s e 1,0 s.

Distância de Frenagem – é a distância percorrida pelo carro no momento de frear até o ponto onde ele, de fato, para. Essa distância pode ser maior ou menor; isso depende do estado de conservação dos pneus, do asfalto e também da umidade.

Velocidade do móvel – outro fator importante é a velocidade do móvel. Quanto maior sua velocidade, mais ele vai demorar a parar.

Podemos calcular a análise de aceleração introduzida pelos freios do móvel através da função horária da velocidade, representada pela equação matemática:


Onde:
v = velocidade inicial
v0 = velocidade inicial
a= aceleração
t = tempo


Há também a possibilidade de calcular a distância total de reação do condutor até a decisão de parar o móvel. Esse cálculo pode ser feito através da equação:

d paragem = d reação + d frenagem

Onde:
d paragem = distância de paragem
d reação = distância de reação
d frenagem = distância de frenagem

Todos esses conceitos físicos servem para conscientizar sobre os perigos principalmente encontrados no trânsito. É importante olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, pensar duas vezes ao furar o sinal vermelho e principalmente ficar na frente de automóveis mais pesados como ônibus e caminhões. Afinal entre frear e parar existe diferença!

Tags Relacionadas Diferença frear parar

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

A diferença entre frear e parar








1 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 25/10/2010 | juliao cafololo
    Usuário

    A diferença entre frear e parar um móvel tem sua definição baseada no movimento uniformemente variado. Isso acontece pelo fato de a velocidade sofrer variações iguais em intervalos de tempo também iguais.