Você está aqui Mundo Educação Educação Qual graduação devo fazer?

Qual graduação devo fazer?

A primeira pergunta que você se deve fazer é: será que não existe nenhuma área que realmente me atrai?

Antes, com os cursos mais restritos, era possível ficar mais em dúvida ou indeciso. Mas hoje, com a vastidão de campos de atuação, é praticamente impossível não se interessar por pelo menos um.

São profissões ligadas ao meio ambiente, TV, cinema, música, comércio, meteorologia, internet, web design, automóveis, roupas, alimentação, etc.

A divisão de áreas: exatas, biológicas e humanas já não existe mais. Com a inserção da tecnologia e de novos ramos comerciais e culturais, os cursos aumentaram consideravelmente.

A divisão passou a ser entre os bacharelados, os licenciados e os tecnólogos. Os cursos diminuíram carga horária para concorrer, de certa forma, com os tecnológicos que duram em média 2 anos.

Assim, alguns cursos, como o de Letras, passaram a ter ramificações (“Estudos literários”) ou se dividiram em “assuntos” (Linguística, Tradução e Interpretação, Literatura, Letras-Português, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, etc.)

Para que você fique mais informado sobre as novas possibilidades de curso, veja a seguir alguns novos cursos e suas áreas específicas:

Recursos naturais: Bioenergia (tecnológico), Ciências equinas (tecnológico), Engenharia de Aquicultura, Irrigação e Drenagem (tecnológico), Engenharia da Pesca, Mineração, Petróleo e Gás (tecnológico), Paisagismo (tecnológico), Saneamento ambiental (tecnológico);

Artes e entretenimento: Produção audiovisual (tecnológico), Comunicação das Artes do Corpo, Dança (bacharelado e tecnológico), Design de produto ou industrial (tecnológico), fotografia (bacharelado e tecnológico), Produção de música eletrônica (tecnológico);

Assistenciais: Desenvolvimento social (tecnológico), Economia doméstica, Estética e cosmetologia (tecnológico), Oftálmica (tecnológico), Ortóptica (tecnológico), Segurança Pública (tecnológico);

Científicas: Estatística, Ciências dos alimentos, Meteorologia, Oceanografia, Teologia;

Comercial: Estudos de Mídia, Negócios Imobiliárias (tecnológico), Comunicação institucional (tecnológico);

Cultural: Esporte, Estudos literários, Museologia, Tradução e Interpretação, Gestão de informação;

Organização: Produção Cultural, Produção Editorial, Ciências atuariais, Engenharia de Produção, Gestão Hospitalar (tecnológico), Esporte de Lazer (tecnológico);

Tecnológicas (ligadas à tecnologia): Eletrônica, Engenharia Biomédica, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Têxtil, Eletrônica, Manutenção Industrial (tecnológico), Papel e celulose (tecnológico), Prótese Dentária (tecnológica), Sistemas para Internet (tecnológico), Tecnologia da Madeira (tecnológico), Telecomunicações (tecnológico).

Com certeza você deve ter se identificado com algum curso, se não, não se preocupe, pesquise mais, pois como vimos acima, há muitas opções! Também é muito importante observar a grade curricular da graduação escolhida, uma vez que esta consta de uma lista de matérias que serão estudadas ao longo do curso. Analisando as disciplinas, você refletirá se quer estudar “estatística”, “cálculo matemático”, “a história da língua X”, “os animais marinhos” e tantos, tantos outros temas.

Agora, é só escolher um curso, pesquisar as universidades, verificar orçamentos e... Voilà*, sua formatura está definida!

*Voilà – expressão francesa que tem significado aproximado de “olhe só”, “veja só”, usada para chamar a atenção!



Deixe seu comentário para

Qual graduação devo fazer?








0 comentários

Faça seu Login