Você está aqui Mundo Educação Educação O Estrangeirismo invadiu a língua portuguesa

O Estrangeirismo invadiu a língua portuguesa

O uso de palavras estrangeiras é chamado de estrangeirismo. Em restaurantes, salões de beleza e propagandas, o estrangeirismo está muito presente.

Muitos estão enfurecidos com a incorporação das novas consoantes k, w e y no alfabeto, pois, de acordo com estes, as palavras estrangeiras vão se estabelecer de vez na nossa língua. Mas o que são meras letrinhas coligadas ao abecedário, perto de centenas de palavras forasteiras que já coexistem com nosso bom e velho português?

Virou moda falar “chick, bem”, ou melhor, falar em inglês, francês e, se fosse possível de se entender, até em alemão.

O inglês já invadiu nossos salões de beleza, restaurantes, a mídia, lugares de compras, na propaganda, no nome de grifes nacionais, etc.

Assim, é comum se deparar com palavras ou expressões, como: beauty hair, saloon, coffee break, shopping, outdoor, selfservice, play, off, delivery, free, etc.

Algumas expressões já possuem equivalentes em português, outras foram incorporadas com formas aportuguesadas e outras estão no dicionário assim como vieram, como: show e marketing, por exemplo.

Mas por que isso ocorre? Uns culpam a globalização, outros o imperialismo econômico, outros a tecnologia, outros a receptividade do brasileiro.

O importante é que de fato a moda dos estrangeirismos invadiu a língua; mas até que ponto isso é ruim ou bom?

Não sei se tem como ser radical a ponto de falar que ou é ruim ou é bom, uma vez que devemos valorizar a nossa língua, mas sem evitarmos por completo o contato entre culturas, mesmo porque não tem como. Afinal, o inglês, por exemplo, já virou língua nacional. Dizemos que a língua inglesa perdeu sua nacionalidade à medida que é falada mais por não-nativos do que por nativos.

Agora, o que não podemos deixar de analisar é o porquê de usarmos determinada palavra se ela já existe na língua portuguesa? Parece desnecessário e até absurdo! Essa posição sim, deve ser criticada e abolida.

Afinal, podemos estudar e adquirir uma segunda ou terceira língua, mas nós já temos uma língua cheia de vocábulos e possibilidades de novos: o português!

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O Estrangeirismo invadiu a língua portuguesa








28 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 26/03/2013 | Sofia Wittmann
    Usuário

    Amei a resposta que vc deu , estou fazendo um trabalho so bre estrangeirismo , depois de ter lido esta esplicaçao vou ate mandar o Link para a proffi ! kkk

  • quarta-feira | 19/09/2012 | Anony Sapatão!...
    Usuário

    Gostante bastante dos seus comentarios e tals,, mais naum era o que eu procurava! >

  • domingo | 16/09/2012 | Edna
    Usuário

    Gostei muito do seu ponto de vista. Achei-o muito apropriado, a final, no mundo de hoje, não cabem mais posturas muito radicais. O bom senso deve ser a medida.

  • terça-feira | 11/09/2012 | Paula
    Usuário

    gostei mt desse site!foi no ponto certo!