Você está aqui Mundo Educação Educação O currículo na Educação Infantil

O currículo na Educação Infantil

O currículo na Educação Infantil
A escolha do currículo escolar.

Quando se refere a palavra currículo o que vem em mente é um conceito variado e diverso que leva a questionar a questão da seleção do currículo escolar a ser seguido na educação infantil.
Considerando o currículo como um programa de conteúdos de disciplinas a serem seguidos , podemos encontrar um amplo campo de interpretação.

É nítido que os responsáveis diretos em relação a aplicação dos currículos na sala de aula, são dos professores.
Ressalta-se que no ambiente escolar apesar de existirem pessoas que exercem diferentes cargos, somente quem tem a vivência em sala de aula que é capaz de analisar, argumentar a aplicar de forma coerente as reais necessidades de um currículo.
O exercício de planejar, é considerado como um processo complexo que abrange diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno.

Na realidade, o objetivo de um currículo bem planejado é no sentido de que decida a melhor oferta cultural que o sistema educacional possa apresentar aos alunos priorizando as necessidades existentes.
Alguns países como a Espanha, adotaram uma proposta curricular mista, no qual foi estabelecido um currículo obrigatório, mas maleável no que se refere a diferentes contextos e situações.

 O ideal é que as experiências vividas na sala de aula , contribuam para a geração de um processo permanente de revisão das programações dos ciclos da Educação Infantil e do projeto curricular.Mediante a apresentação deste projeto curricular voltado para a Educação Infantil seria elaborado propostas pelos professores que neste caso se tornam responsáveis pelas programações curriculares.Recomenda-se que esta programação curricular apresente os seguintes requisitos : Previsão; Operacionalidade; Flexibilidade; Objetividade e finalizando, Realismo.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O currículo na Educação Infantil








4 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 23/12/2011 | maria luciene...
    Usuário

    O curriculo tem como objetivo viabilizar o ensino e a aprendizagem.

  • sexta-feira | 07/10/2011 | CLAUDINETE Chagas
    Usuário

    como devemos trabalhar a inclusão e esclusão no construção de um curriculo escolar. que cuidados devemos ter.

  • terça-feira | 04/01/2011 | Sarita Faustino
    Usuário

    Tenho a preocupação da fragmentação curricular na educação infantil. Temos que nos preocupar em não engessar nem um tipo de curriculo pronto e acabado. Respeitar a capacidades dos professores é fundamental para adequar a proposta curricular a realidade da criança.Mas o que me salta os olhos são experiencias em conjunto, na verdade uma proposta de interação na escola.

  • segunda-feira | 24/05/2010 | maria...
    Usuário

    Concordo que os professores possam elaborar as propostas curriculares, pois capacidades eles possuem em suas vivências diárias em sala de aula, porém precisam de fundamentações teóricas que possam embasar cada requisitos necessários para a composição de uma proposta curricular ou seja, estudarem a respeito do assunto e refletirem sobre suas práticas para terem a plena convicção deste importante ato de criação.