Você está aqui Mundo Educação Educação Física Natação
Natação
Natação: um dos exercícios mais completos

Natação é um exercício, arte ou esporte de nadar. É considerada um dos exercícios mais completos por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. Oferece vários benefícios como: liberação de tensões, resistência muscular, diminuição do estresse, do colesterol e da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea.

É um exercício antigo, existem registros de 2.500 a.C sobre sua prática no Egito.

A natação é indicada com objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas respiratórios e recuperação de atrofias musculares.

O risco de lesões que a natação oferece é pequeno, já que a água amortece os impactos.

É essencial adotar uma dieta equilibrada para suprir as necessidades do corpo, pois a natação é um exercício que requer muita energia.

Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. No nado crawl, o peito fica submerso, as batidas de pernas são alternadas, os braços são alternados simultaneamente. A força dos movimentos das pernas é de cima para baixo.

No nado de costas, a barriga fica para cima, os movimentos de braços e pés são semelhantes aos do crawl, sendo que a diferença é a origem da força, que nesse é de baixo para cima.

No nado de peito os braços são contraídos próximo das laterais do corpo depois estendidos a frente. As pernas são encolhidas e depois estendidas.

No nado borboleta os braços são elevados simultaneamente para fora da água, e levados para trás juntos. As pernas ficam juntas para dar impulso.

As competições são realizadas em piscinas de 25 m ou de 50 m, divididas em raias.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Natação








2 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 01/06/2011 | Maysa
    Usuário

    eu adoro o mundo educação por que me ajuda nos trabalhos!!!

  • terça-feira | 09/12/2008 | Ana Lucia de...
    Usuário

    Gostei muito da descrição dada por vocês dos benefícios que a natação pode proporcionar. Quero agradecer porque trabalharei, amanhã, as informações aí contidas, com o meu cliente - um adolescente de 13 anos (informando, é claro, o site de vocês, como autoria). Sou fonoaudióloga. Após avaliação, encaminhei-o ao ortopedista para confirmar e orientá-lo em relação a um provável desvio de coluna. O médico confirmou e sugeriu a natação. Em relação ao tratamento fonoaudiológico, ela tb auxiliará na parte respiratória. As informações aqui contidas são muito oportunas para auxiliar na motiavação. Um abraço, Ana Lucia Palmieri