Você está aqui Mundo Educação Educação Física Esgrima
Esgrima
Esgrima
Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. O objetivo é tocar o adversário e ao mesmo tempo evitar ser tocado por ele. Em cada esgrimista existe um fio preso na espada que se conecta a um aparelho para marcar quantas vezes a arma tocou no adversário.

A esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate. Sua história tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Um templo egípcio construído em 1170 a.C., apresentava alguns guerreiros semi-despidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de proteção. Nesse período a esgrima não era somente um esporte, era uma forma de combate, assim não havia uma regra precisa, mas surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes.

A esgrima passou a ser esporte de competição em 1874, quando surgiu a primeira escola norte-americana de esgrima. Existem três armas de competição: o florete, a espada e o sabre, que se diferem no formato da lâmina, nas zonas do corpo onde um toque é válido, e quanto ao funcionamento das mesmas.

O florete pesa, no máximo, meio quilo e tem até 1,10m de comprimento. Tem por objetivo atingir o tronco do adversário com a ponta da arma.

A espada pesa até 770g e tem as mesmas medidas do florete. Pode-se atingir qualquer parte do corpo do adversário, mas sempre com a ponta da arma.

O sabre, usada somente por homens, é a menor das três armas. Mede até 1,05m e pesa menos de ½ Kg. O objetivo é tentar atingir o adversário da cintura para cima.

A pista de esgrima tem catorze metros de comprimento e 1 ½ a 2m de largura. As vestimentas utilizadas são tradicionalmente brancas, além da máscara protetora, luva na mão armada e um colete protetor.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Esgrima








2 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 26/05/2012 | DANIELY
    Usuário

    EU ACHO ESTE ESPORTE MUITO LEGALLLLLLLLLL

  • quinta-feira | 25/02/2010 | Bruna
    Usuário

    Eu achei um ótimo ' trabalho muito obrigada vocês me ajudaram muito