Você está aqui Mundo Educação Doenças Câncer Tumor
Tumor
Tumor facial

Tumor é o nome dado a um tecido que apresenta crescimento parcial ou total de forma anormal. Podem ser classificados como tumor benigno ou maligno de acordo com suas características.

Tumores benignos são massas celulares localizadas em um determinado local do organismo que crescem vagarosamente e de maneira ordenada. Não possui características invasoras e não originam metástase. Podem facilmente permanecer no organismo de um indivíduo se não originar nenhum desconforto já que não apresenta nenhum risco cancerígeno, salvo em regiões delicadas como no cérebro, coração e outros. Tumores benignos podem ser removidos através de intervenção cirúrgica se atingir um tamanho considerável e se apresentar incômodo.

Tumores malignos deformam e estouram o núcleo das células e provocam a metástase, ou seja, se espalham de forma rápida e agressiva para outras partes do corpo envolvendo células sadias. Ocorrem por erros na replicação do DNA, por anomalias no material genético de células transformadas ou por herança. Possuem diversas características que são conhecidas através da região onde este se apresenta.

Em casos de tumores malignos, o tratamento é feito através de uma combinação entre quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Seus sintomas podem ser percebidos através do local que pode aparecer caroços, da metástase que se apresenta através de dores, sintomas neurológicos e por fatores sistêmicos como perda de peso, falta de apetite, caquexia, transpiração excessiva e outros.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Tumor








0 comentários

Faça seu Login