Você está aqui Mundo Educação Doenças Doenças virais
Doenças virais
Estrutura externa de um vírus genérico.
Vírus são agentes infecciosos bastante diminutos, constituídos por ácido nucleico e proteína. Como são destituídos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas, não existe consenso entre os cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. De qualquer forma, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, assim como algumas bactérias, tais como as clamídias.

Os vírus podem parasitar bactérias, plantas e animais. Na nossa espécie, por exemplo, tumores e uma gama de doenças, como catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatites e AIDS; podem ser provocados por eles. Algumas doenças não surgem mais de uma vez em um mesmo indivíduo, enquanto outras podem se apresentar em mais de um episódio.

A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados.

O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas. Muitas vezes a única coisa que pode ser feita é se utilizar de medidas paliativas até que o vírus seja eliminado naturalmente; ou prevenir complicações e garantir melhor qualidade de vida ao paciente, em casos em que o vírus permanece, para sempre, no organismo. Diante disso, o ideal é se atentar à prevenção e, em muitos casos, a vacinação é a forma mais viável, barata e segura para tal.

Nessa seção você encontra vários textos sobre doenças virais. Além de serem boas ferramentas para pesquisas escolares e estudo em geral, tais produções poderão orientá-lo no que diz respeito à prevenção desses males.

Fique à vontade!

Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos de "Doenças virais"



Deixe seu comentário para

Doenças virais








2 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 05/11/2014 | Katia Aparecida
    Usuário

    Muito valido o seu material. Ajudou muito na minha pesquisa. Obrigada

  • sexta-feira | 15/08/2014 | Fabiana Pereira
    Usuário

    muito obrigado pela ajuda, foi muito útil para a minha pesquisa. Meu trabalho da escola saio muito bom. Bjo