Você está aqui Mundo Educação Doenças Doenças provocadas por vermes

Doenças provocadas por vermes

Doenças provocadas por vermes
Vermes responsáveis pela ascaridíase, popularmente chamados de lombrigas.
O termo verme é atribuído a animais de corpo fino e alongado, sendo seus principais representantes os nematelmintos e platelmintos. Estes são animais que, além das características citadas, também apresentam corpo achatado; e aqueles têm o corpo cilíndrico e extremidades afiladas. Os representantes dos dois filos possuem simetria bilateral e são triblásticos.

Apesar de a maioria dos representantes desses grupos ser de vida livre, algumas espécies são parasitas de seres humanos e outros animais, provocando doenças. A principal forma de contaminação é pela ingestão dos parasitas, geralmente através de água, alimentos ou carne contaminada, e que não receberam o devido tratamento. Além disso, algumas doenças são transmitidas através da entrada do parasita por via cutânea; e outras, por meio da picada de vetores específicos, como é o caso da filariose.

Os sintomas são variados e dependem bastante do local em que o verme se alojará.

Nesta seção você encontra um bom acervo sobre essa temática. Além de auxiliar nos estudos, as informações que você encontrará aqui são bastante úteis no sentido de compreender os mecanismos específicos de transmissão de cada uma dessas doenças, a fim de preveni-las.

Seja bem-vindo!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos de "Doenças provocadas por vermes"



Deixe seu comentário para

Doenças provocadas por vermes








1 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 17/06/2013 | vivi
    Usuário

    que coisa mais feia