Você está aqui Mundo Educação Doenças Doenças protozoárias

Doenças protozoárias

Doenças protozoárias
Barbeiro: responsável pela transmissão do Trypanosoma cruzy, protozoário da doença de Chagas.
Protozoários são seres eucariontes unicelulares, com capacidade de deslocamento, heterotróficos ou não. Divididos em mais de quinze filos, podem ser encontrados no solo, em ambientes aquáticos ou associados a outros seres vivos. Neste último caso, podem parasitar a espécie humana, provocando doenças como a malária, disenteria, amebíase, doença de Chagas, giardíase, leishmaniose, toxoplasmose e tricomoníase.

A ingestão de cistos, geralmente em alimentos e/ou água contaminadas com fezes contendo o parasita; picadas de insetos, inalação, ingestão de carne contendo o protozoário, relação sexual desprotegida e contato de feridas com fezes de animal infectado são as principais formas de contágio de tais doenças. Suas manifestações podem incluir diarreia, perturbações no sistema nervoso, lesões na pele e mucosas, problemas hepáticos, dificuldades respiratórias, corrimentos e lesões cardíacas; dependendo do agente etiológico e o local onde se instala.

Quanto à prevenção, saneamento básico, higienização correta dos alimentos, medidas individuais de higiene, tratamento dos doentes; uso de telas, cortinas e repelentes para evitar picadas de insetos; medidas para controle populacional de vetores e uso de preservativo são medidas eficazes para prevenir não só as doenças protozoárias, mas uma gama de infecções.

Nesta seção você encontrará informações detalhadas sobre as doenças protozoárias mais conhecidas, sendo um bom acervo para pesquisas escolares e para o público em geral se informar sobre esse tema.

Seja bem-vindo!

Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos de "Doenças protozoárias"



Deixe seu comentário para

Doenças protozoárias








0 comentários

Faça seu Login