Você está aqui Mundo Educação Doenças Colesterol
Colesterol
Gorduras saturadas favorecem a arteriosclerose.

O colesterol é um problema para a saúde, uma vez que é a principal causa de morte no mundo ocidental. O que ocorre é a arteriosclerose, uma doença que afeta as artérias, formando uma camada de colesterol que endurece no interior da mesma. É possível diminuir a progressão da doença, controlando a quantidade de colesterol ingerida, pois a arteriosclerose tem relação direta com a formação de gorduras.

Pensando no controle da quantidade de colesterol ingerido é possível estabelecer uma relação direta sobre qual seria a função das gorduras para o organismo.

Existem três classes de gorduras: o colesterol, as gorduras saturadas e as insaturadas.
A gordura que favorece a arteriosclerose são as saturadas. Uma maneira fácil de identificá-las é saber que este tipo de gordura solidifica se exposta à temperatura ambiente, são encontradas em produtos de granja, produtos animais em geral.

As gorduras poliinsaturadas são as boas aliadas, pois tendem a baixar o nível de colesterol LDL (colesterol ruim). Podem ser encontradas no óleo de peixe, nos óleos líquidos de origem vegetal.

Para dificultar o aparecimento de doenças cardiovasculares é necessário ingerir a quantidade correta de gorduras e colesterol do tipo apropriado, ou seja, aquelas gorduras que aumentam os níveis de colesterol HDL (colesterol bom).



Deixe seu comentário para

Colesterol








1 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 10/04/2013 | matheus
    Usuário

    adorei esta esplicando tudo certo