Você está aqui Mundo Educação Doenças Câncer Câncer de Ovário

Câncer de Ovário

O câncer de ovário pode acometer mulheres de qualquer idade, mas afeta principalmente as mulheres acima de 40 anos de idade. Câncer é o crescimento anômalo e incontrolável de células em alguma parte do corpo, no caso do câncer de ovário este consiste no crescimento descontrolado de células anormais nos ovários, os órgãos reprodutivos femininos que produzem os óvulos.

Na maioria dos casos o diagnóstico é tardio, uma vez que os sintomas também são tardios, aparecendo geralmente quando o câncer já está espalhado. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres.

O tratamento e as perspectivas de recuperação variam de acordo com o tipo de câncer de ovário, uma vez que este contém diversos tipos de células, cada qual pode originar em um tipo diferente de câncer. O primeiro indício pode ser um leve desconforto na região abdominal inferior, parecido a uma indigestão. Pode ocorrer distensão abdominal, decorrente do aumento dos ovários e do acúmulo de líquido, estágio em que poderá ser apresentado também dor pélvica, anemia e perda de peso.

Diante da suspeita do câncer de ovário, faz-se necessário uma ultra-sonografia ou uma tomografia computadorizada a fim de obter conhecimento sobre o aumento de tamanho do ovário. Em alguns casos é feita a cirurgia abdominal, por exemplo, para estabelecer o diagnóstico, para determinar e extensão da propagação e forma de tratamento.

Na maioria dos casos a radioterapia e a quimioterapia complementam o tratamento. Os fatores de risco mais comuns associados ao câncer de ovário são: história ginecológica (mulheres que nunca engravidaram); história familiar (casos em que a mãe, irmã ou filha tiveram a doença); medicações (medicamentos para infertilidade).

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Câncer de Ovário








0 comentários

Faça seu Login