Você está aqui Mundo Educação Doenças Câncer Câncer de Mama Masculino

Câncer de Mama Masculino

Câncer de Mama Masculino
Alterações anormais na mama masculina podem indicar a presença do tumor mamário.
Quando o câncer de mama é abordado em artigos pela internet, jornal escrito, tele-jornal, etc., muitos associam a doença às mulheres.
O que muitos não sabem é que o câncer de mama não acomete somente o sexo feminino, os homens também podem desenvolver o tumor de mama.

A incidência do câncer mamário nos homens é bem menor do que nas mulheres, atinge 1 homem em cada 100 mulheres, por esse motivo a doença é menos divulgada, mas isso não significa que seja menos grave. Quanto mais rápido for diagnosticado o câncer, as chances de cura aumentam.

Segundo o cirurgião oncológico Renato Santos, do Hospital e Maternidade São Luiz, (São Paulo), os índices de cura para o câncer de mama masculino, assim como na mulher, é de 80% a 90% quando diagnosticado precocemente, enquanto que, se descoberto tardiamente, o índice cai bruscamente, oscilando ente 10% a 20% dos casos. Geralmente é entre os 50 e os 60 anos de idade que o tumor de mama masculino começa a se manifestar.

Nos últimos 15 anos a incidência de câncer de mama no sexo masculino teve um aumento considerável, se comparado aos anos anteriores. Nicolás Díaz Chico - diretor do Instituto Canário de Pesquisa do Câncer (ICIC) – aponta o consumo de álcool, que influencia na metabolização dos hormônios no fígado, como um dos principais fatores de risco do câncer de mama. Estudos também associam a doença ao abuso de estrogênios (hormônios femininos). O fato do câncer de mama feminino ser mais divulgado favorece a conscientização da necessidade de fazer exames periódicos que possibilitam o diagnóstico da doença. Ao contrário do que acontece com as mulheres, os homens não tem o costume de procurar o médico para a realização de exames preventivos, além da falta de informação, as “razões culturais” também influenciam.

Por inúmeros motivos, como por exemplo, para ter sucesso com o tratamento, é necessário que ao notar qualquer alteração na região da mama o homem procure um oncologista. Assim como as mulheres, os homens podem fazer o auto-exame de mama – tocando a mama para sentir se há alguma anormalidade, tomografia e exames de sangue mais complexos, para diagnosticar a doença.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Câncer de Mama Masculino








5 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 18/03/2012 | jemimah afonso
    Usuário

    boa tarde. apareceu na mama do meu filho faz 20 dias tipo uma espinha.ele apertou .inflamou ,fomos ao médico ,o mesmo não receitou nada para ele tomar encaminhou ao posto foi marcado consulta para o dia 27 /03 agora ele está com 3 buracos em volta do mamilo parece úlcera ,vazando doendo com secreção teve febre está noite ,como sou da área da saúde já 32 anos e já vi muitas coisas comentei com ele o mesmo está amedrontado tem medo de saber o resultado pra dizer a verdade está muito feio , obrigada .

  • sexta-feira | 13/01/2012 | JOSE AFONSO...
    Usuário

    eu tenho hum tumor muito grande no meu peito esquerdo eu ja marque varia izames mais os hospitais marca pra 3a 4 meses pra achar uma vaga eu ñ tenho condição de pagar estou comedo ja mim esta vindo alguns sitamos diferente que esta mim sanduichando doutor que quiser mim ajudar neste enxames entra em contato comigo neste Email ta preciso muito nervoso

  • sexta-feira | 09/12/2011 | elias
    Usuário

    os homens tem que perder os proconceitos a respeito da saúde do homem pq tudo que relaciona a saúde do homem nos já vimos com outros seja ela qual for ai vamos[homem]viver melhor e mais saudavél não estou generalizando mais tem infelismente muito preconceito blz um abraço a todos e diga sim a saúde do homem

  • quarta-feira | 24/08/2011 | Os homens tem...
    Usuário

    Acho que tem que haver mais divugaçoes da doença,mais campanhas! Inclusive incentivando os homens a fazer o exame.as divugaçoes são mais para as mulheres,nunca direcionam para os homens.