Você está aqui Mundo Educação Curiosidades Por que o riso é contagiante?

Por que o riso é contagiante?

Por que o riso é contagiante?
Rir é contagiante devido à ação dos neurônios-espelho.
Você já riu de alguma coisa sem motivo, só porque viu alguém rindo também? Todos nós já passamos pela situação de um riso contagiante. Se isso era apenas um senso comum, após o estudo feito pela University College London, da Inglaterra, o lema “sorria e o mundo inteiro vai sorrir com você" parece ser mais verdadeiro do que nunca.

Os cientistas descobriram que tudo isso ocorre devido à ação dos chamados "neurônios-espelho". Essas células cerebrais, localizadas no córtex pré-motor e no lobo parietal inferior, são de importância fundamental na imitação e aquisição da linguagem. Dessa forma, as mesmas despertam a compreensão do significado de gestos e expressões corporais que vemos e fazem com que nós imitemos aquilo. Já em relação ao motivo dessa reação, não se sabe exatamente, porém o mais provável é que a mesma possa ser um artifício natural que ajuda na integração social do indivíduo.

Também podemos comprovar esse mecanismo em outras situações, como no caso de uma pessoa bocejar após ver outra bocejando, por exemplo.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Por que o riso é contagiante?








1 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 27/10/2012 | Vinícius MK
    Usuário

    Muito bom!