Whatsapp icon Whatsapp

Negócio da China

A expressão “negócio da China” tem origem no contato comercial entre Ocidente e Oriente.
A expressão “negócio da China” tem origem no contato comercial entre Ocidente e Oriente.

Desde a Antiguidade, as atividades comerciais tiveram grande importância no desenvolvimento de certas civilizações. Mais do que garantir riqueza e bons lucros, a circulação de mercadorias também promovia um rico intercâmbio entre culturas distantes. A expansão da classe mercantil árabe, por exemplo, permitiu que vários hábitos alimentares e outras formas de conhecimento contribuíssem para o desenvolvimento da ciência no mundo ocidental.

Nos fins da Idade Média, a consolidação da burguesia européia realizou a integração entre Ocidente e Oriente por meio de longas rotas terrestres e marítimas que buscavam as cobiçadas especiarias oriundas desta região. Até que a expansão marítimo-comercial ocorresse no início do período moderno, a busca pelas sedas, temperos, ervas, óleos e perfumes orientais era o grande “negócio da China” para os mercadores daquela época.

Ainda hoje, a expressão “negócio da China” é usualmente utilizada quando alguém obtém algum tipo de acordo bastante vantajoso. De fato, a concepção desse termo remonta o grande interesse que os comerciantes da Europa tinham em buscar as mercadorias oferecidas pelos chineses e outros povos asiáticos. No século XV, por exemplo, a Coroa Portuguesa conseguiu alcançar um lucro superior a 6000% com a venda de produtos obtidos na Índia.

Chegando ao século XIX, essa expressão também ganha força no momento em que a economia capitalista vivia um período de visível expansão. Nessa época, os britânicos cobiçavam a exploração do vasto mercado consumidor chinês, assim como o uso de suas matérias-primas e a numerosa força de trabalho disponível. Para tanto, era necessário que tivessem um grande poder de interferência nas instituições daquela nação.

Indiferentes às demandas da Inglaterra, os chineses não tinham o mínimo interesse em abrir portas para que os britânicos participassem do cenário político do seu país. Foi então que a Coroa Britânica decidiu invadir a China na série de conflitos que marcaram as Guerras do Ópio, ocorridas entre 1839 e 1860. Após subjugarem as autoridades daquele país, os ingleses passaram a estabelecer diversos monopólios comerciais que lhe garantiram um polpudo “negócio da China”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A invenção das lentes de contato
Uma ideia renascentista que atravessou os séculos até se tornar realidade.
Bebidas destiladas e fermentadas
Qual a diferença no processamento para se obter Etanol?
O que significam os números do CEP?
O que significam os números do CEP, CEP código postal, como descobrir um CEP, correios, zip code.
Os banhos de antigamente
As várias formas que os homens inventaram para cuidar do corpo.
Qual é o computador mais rápido do mundo?
Qual é o computador mais rápido do mundo?, computador, máquina mais rápida do mundo, PC, curiosidades, informática, cérebro humano, SX-9.
video icon
Escrito"Movimento circular uniformemente variado" sobre uma representação de uma roda de carro.
Física
Movimento circular uniformemente variado
Além do movimento circular uniforme (MCU), outro tipo de movimento circular muito cobrado em vestibulares e no Enem é o uniformemente variado (MCUV). Neste vídeo vamos te ensinar tudo sobre aceleração tangencial, aceleração angular, e você, ainda, aprenderá de uma forma simples as equações do MCUV.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.