Você está aqui Mundo Educação Curiosidades Areia movediça

Areia movediça

Areia movediça
É comum perceber a areia movediça na praia.
A areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de areia que se encontram soltas. Essa junção faz com que a areia se torne móvel como um líquido e por seu movimento recebe o nome de “movediça”.

Normalmente esse fenômeno acontece nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões próximas a fontes subterrâneas. Apesar de ocorrer em maior número nas regiões acima citadas, a areia movediça pode ser formada e encontrada em qualquer local que exista água e areia que possam se unir.

Erroneamente vemos em filmes e desenhos que, basta segurar em algo para conseguir escapar da areia movediça, o que não é verdade. O peso de uma pessoa que está na areia movediça equivale ao peso de um carro médio, ou seja, é muito difícil retirar uma pessoa da areia. Se acontecer de um indivíduo começar a afundar na areia o importante é que ele não se movimente, pois o movimento faz com que a areia se comporte como líquido e faz com que o indivíduo afunde ainda mais, portanto deve-se permanecer imóvel para que o corpo consiga flutuar.

A flutuação do corpo acontece porque a densidade dele é menor do que a densidade da areia. Dessa forma, basta que o indivíduo tenha paciência para esperar o tempo de flutuar, já que cada poço de areia movediça possui uma relação diferente entre água e areia, apresentando assim maior facilidade para flutuar ou não. São raros os fenômenos fundos, porém se algum indivíduo cair em uma areia movediça funda basta seguir a instrução anteriormente citada.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Areia movediça








4 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 25/05/2012 | raquel lima
    Usuário

    muito bom ,isso me ajudou muito com o meu trabalho

  • domingo | 06/06/2010 | Giovana
    Usuário

    Nossa, adorei, mais uma nova coisa que eu aprendo com esse site :D

  • sexta-feira | 12/09/2008 | Caíque
    Usuário

    Muito bom esse comentário! Em frente a minha casa havia um campo de areia e choveu, no dia seguinte havia um pouco de água por cima, eu tive que atravessar esse campo para pegar o meu celular que estava do outro lado do campo, derrepente começa a afundar,como eu estava de chinelo era dificil sair de la, ai larguei meu chinelo e consegui sair e meu chinelo afundo la e fico la, pelo menos nao fui eu q fikei la foi o chinelo, rsrs ! ^^

  • domingo | 17/08/2008 | Edson Oliveira
    Usuário

    Esse evento já ocorreu comigo quando acampei na Ilha Grande (RJ) - estava caminhando na praia de Dois Rios junto à água e quando pisei próximo a uma pedra , comecei a afundar rapidamente , em cerca de 2 seg. , havia afundado até a altura dos joelhos , mas mantive a calma e consegui me livrar de lá ... e estava sozinho naquela hora ! Portanto , se vc quiser acampar , tenha sempre calma pra superar imprevistos , alguns objetos importantes (faca , corda , lanterna , etc) e uma companhia amiga pra dar uma mão no sufoco .