Você está aqui Mundo Educação China

China

Bandeira da China
Bandeira da China

A China é reconhecida mundialmente por ser o maior país do mundo em quantitativos demográficos, alcançando o total de 1,3 bilhão de pessoas segundo dados do Banco Mundial referentes ao ano de 2012. Além disso, o território chinês é o terceiro maior do mundo em extensão territorial, com pouco menos de 9,6 milhões de quilômetros quadrados, atrás apenas da Rússia e do Canadá.

Além desses dois aspectos, que conferem a esse país certa notoriedade, destaca-se também o intenso crescimento econômico ao longo das últimas décadas. O PIB da China (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas produzidas ao longo do ano, vem crescendo vertiginosamente, em médias que se aproximam aos 9% anuais, quando o mais comum é uma média de crescimento de 2 ou 3% na maioria dos demais países. Atualmente, o PIB chinês é o segundo maior do planeta.

Esse amplo crescimento na área econômica somado à crescente atuação comercial e, principalmente, política, torna a China um importante ator no cenário internacional. O país é o único dentre os não participantes da Segunda Guerra Mundial a ter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU (ao lado de EUA, Rússia, França e Reino Unido), além de ser uma das nações do mundo a possuir armas nucleares de destruição em massa.

Apesar desses avanços, a China não é considerada um país desenvolvido, sendo classificada como “em desenvolvimento” ou “emergente”, haja vista que crescimento econômico não representa desenvolvimento social. No território chinês, ainda há muitos problemas de estruturas sociais ineficientes, problemas nas áreas de educação, saúde, moradia e segurança, além de um relativamente baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que, segundo dados mais recentes, ficou em 0,719, atrás de países como Brasil, Peru, Argentina e Cuba.

Como país emergente, a China integra o que se chama por BRICS, grupo dos principais países em desenvolvimento composto também por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. Recentemente, acordos realizados por esse agrupamento vêm servindo como uma espécie de rivalidade ou contraponto às potências mundiais, notadamente os Estados Unidos e a União Europeia.

Apesar de ser um dos maiores países do mundo em termos de área territorial, a China enfrenta um problema em relação aos seus recursos naturais. Isso acontece porque boa parte de seu território é ocupada por grandes e extensos desertos, além de áreas montanhosas e muito acidentadas.

Mesmo assim, técnicas agrícolas de irrigação e plantio (como o terraceamento), além de uma ampla distribuição fundiária, possibilitam uma acentuada produção agrícola, bem como a contenção da população majoritariamente no campo. Em um país com a população da China, um êxodo rural tal qual ocorreu no Brasil e em outros países representaria verdadeiras catástrofes no meio urbano, que ficaria amplamente inchado pelos elevados contingentes populacionais.

A seguir, você poderá conferir informações mais detalhadas sobre os aspectos gerais da China, tais como o relevo, a vegetação, a estrutura econômica, os dados gerais, além de inúmeras informações históricas sobre um dos países mais importantes do planeta.

Boa leitura!

A classe média chinesa

A classe média chinesa

China, Sociedade Chinesa, Classe Média Chinesa, Nova Classe Média Chinesa, Desenvolvimento...

Aspectos importantes da China

Aspectos importantes da China

O conjunto de paisagens presentes no território chinês.

Capitalismo na China

Capitalismo na China

Capitalismo na China, A China antes da chegada do capitalismo, A...

Culinária Chinesa

Culinária Chinesa

A culinária chinesa é uma das mais exóticas de todo o...

Muralha da China

Muralha da China ...

Uma gigantesca obra, resultado da engenharia chinesa.

Origens da civilização chinesa

Origens da civilização chinesa

Os primeiros passos da História dessa civilização milenar.

Primeira Era Imperial Chinesa

Primeira Era Imperial Chinesa

As primeiras dinastias que instalaram o poder monárquico chinês.

Reforma dos Cem Dias

Reforma dos Cem Dias

China, História política da China, governo imperial chinês, imperialismo, Guerra Sino-Japonesa,...

República Popular da China

República Popular da China

Os principais aspectos do país mais populoso do mundo.

Revolução Cultural Chinesa

Revolução Cultural Chinesa

O contragolpe político de Mao Tsé-tung apoiado pela população da China....

Segunda Era Imperial Chinesa

Segunda Era Imperial Chinesa

Os avanços e retrocessos que marcaram a China entre os séculos...

Terceira Era Imperial Chinesa

Terceira Era Imperial Chinesa

A trajetória política da China desde a dominação mongol até o...