Você está aqui Mundo Educação Biologia Gravidez Curiosidade: gestantes e terçol

Curiosidade: gestantes e terçol

Curiosidade: gestantes e terçol
Negar o pedido de uma grávida não causa terçol.
O terçol é uma infecção bacteriana que, quando ocorre, aparece nas pálpebras, próxima aos cílios. A região acometida se inflama e se apresenta com coloração avermelhada.

Existem algumas crendices relacionando grávidas e terçóis. Algumas, por exemplo, dizem que quando se nega um desejo a uma gestante, o bebê nasce com a boca torta e a pessoa que não a atendeu fica com terçol. Já outras, anunciam que terçóis podem ser curados quando o olho acometido é soprado por uma gestante.

Tanto uma quanto outra, provavelmente surgiram de casos isolados e coincidentes, nos quais, de fato, as informações anunciadas aconteceram. Dessa forma, tais crendices teriam sido incorporadas como regras, a partir de exceções.

Entretanto, em alguns casos, certas crendices têm realmente um fundo de verdade. Aquela de que esquentar uma aliança de ouro e aplicar no local acometido pelo terçol, por exemplo, pode funcionar, uma vez que o calor é a base para o tratamento dessa infecção. Porém, por este adorno poder esquentar demasiadamente, queimando a pele, ou mesmo conter fungos e bactérias, o ideal é que sejam feitas compressas com algodão ou gaze embebido com água morna.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Curiosidade: gestantes e terçol








0 comentários

Faça seu Login