Você está aqui Mundo Educação Biologia Histologia Animal Tecido Muscular
Tecido Muscular
Esquema mostrando a localização, no corpo humano, dos três tipos de tecido muscular

Os músculos muitas vezes são chamados de “carne” e constituem cerca de 40% da nossa massa corporal, sendo eles os responsáveis pelos mais diversos tipos de movimentos do nosso corpo. É através da contração muscular que nós conseguimos nos locomover, que o nosso coração consegue bater, que ocorre a impulsão do bolo alimentar no tubo digestório e a eliminação de secreções por glândulas, entre tantos outros tipos de movimentos.

As células que compõem os músculos podem ser chamadas de células musculares, fibras musculares ou miócitos (mio = músculo). Juntas, elas formam feixes de células que são envolvidas por tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo, além de nutrir e oxigenar as células, ainda repassa aos tecidos próximos a força que foi gerada durante a contração muscular. As células musculares têm origem mesodérmica, formato alongado, e conseguem se contrair graças à presença no citoplasma de filamentos de proteínas chamados de miofibrilas ou miofilamentos, que são compostos por diversos tipos de proteínas, sendo a actina e a miosina os filamentos encontrados em maior quantidade.

Esses filamentos de proteínas se encontram tão bem organizados que podem deslizar uns sobre os outros, encurtando as miofibrilas e, assim, levando à contração das células musculares.

O citoplasma das células musculares se chama sarcoplasma; os retículos endoplasmáticos lisos que encontramos no interior das células musculares se chamam retículo sarcoplasmático; e a membrana plasmática das células musculares é chamada de sarcolema.

Existem três tipos de tecidos musculares: o tecido muscular estriado esquelético, o tecido muscular estriado cardíaco e o tecido muscular liso.

O tecido muscular estriado esquelético se prende aos nossos ossos e tem contração voluntária, ou seja, esses músculos são contraídos somente quando nós queremos.

O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado no coração e, diferentemente do tecido muscular estriado esquelético, não possui movimentos voluntários, e sim involuntários, contraindo-se de forma rápida e ritmada. 

O tecido muscular liso, assim como o tecido muscular estriado cardíaco, tem contração involuntária e pode ser encontrado nas paredes dos órgãos internos como intestino, útero, estômago, etc.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Tecido Muscular








26 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 25/04/2013 | vanilson
    Usuário

    legal isso é bom para nós aprender mais sobre o corpo humano u.u

  • quinta-feira | 28/06/2012 | Alberto komba
    Usuário

    É bacana pesquizar a este site, foi enriquecivel ao meu QI. obrigado

  • sexta-feira | 18/05/2012 | dara tabata...
    Usuário

    nossa voces salvarao minha vida muuuuito obrigado

  • quinta-feira | 03/05/2012 | rebecca
    Usuário

    kkk legal !!!