O sentido do tato
Uma pessoa consegue ler em braille graças aos inúmeros receptores táteis que existem nas pontas dos dedos

O sentido do tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros sentidos, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões da pele.

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Cada terminação nervosa ou receptor cutâneo é especializado na recepção de estímulos específicos, sendo que cada receptor tem um axônio e, com exceção das terminações nervosas livres, todos eles fazem associação com tecidos não neurais. 

As regiões da pele que apresentam pelos possuem, nos folículos capilares, terminações nervosas específicas, cujos axônios envolvem o folículo piloso, captando as forças mecânicas aplicadas contra o pelo. Nessas regiões também podemos encontrar os receptores de Ruffini, também chamados de corpúsculo de Ruffini, que são estimulados quando a pele é distendida.

Podemos encontrar três tipos de receptores na pele: os corpúsculos de Pacini ou de Vater-Pacini; os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel.

Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis. Os corpúsculos de Meissner são encontrados nas regiões da pele que não apresentam pelos e são especializados em captar estímulos táteis. Os discos de Merkel são especializados na captação de estímulos táteis e também de pressão.

Nas regiões da pele que são desprovidas de pelo podemos encontrar os bulbos terminais de Krause, que são receptores térmicos de frio. Eles podem ser encontrados nas partes limítrofes da pele, como ao redor dos genitais e dos lábios.

As terminações nervosas livres, como os receptores de dor, acusam estímulos mecânicos, térmicos, químicos e especialmente dolorosos.

O sentido do tato é o primeiro sentido a se desenvolver no homem e é importantíssimo para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado da criança, pois por meio do toque ela consegue receber estímulos de outras pessoas, adquirindo confiança e autoestima. Além disso, o tato é o único sentido que se conserva atento no período em que o indivíduo está dormindo, funcionando como uma espécie de guarda do sono.

Alguns medicamentos que atuam como anestésicos locais, como a novocaína, atuam nos receptores de dor da pele. Outros medicamentos, como a aspirina, atuam inibindo a produção de prostaglandina, substância que provoca inflamações e dores em regiões do corpo. Substâncias como o ópio, a morfina e a codeína atuam nos centros da dor no nosso cérebro.

Pessoas desprovidas de visão conseguem redigir e ler textos, números e notas musicais com os dedos, graças à grande quantidade de receptores táteis existentes nas pontas dos dedos. O alfabeto em braille foi inventado pelo francês Louis Braille (1809- 1852), que ficou cego quando ainda era criança.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O sentido do tato








12 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 22/09/2014 | WANDERSO
    Usuário

    MOITO ENTERESANTE O TATO GOSTO DE APRENDE

  • sábado | 06/09/2014 | caroline perera
    Usuário

    E enteresante eu adorei

  • segunda-feira | 20/05/2013 | Lucas Henrique
    Usuário

    'mtmt show :^)

  • segunda-feira | 19/11/2012 | sofia
    Usuário

    deixam de ser bobos,ve se o tato é legal, q ideia ...