Você está aqui Mundo Educação Biologia Biologia Evolutiva Semelhanças entre o chimpanzé e o homem

Semelhanças entre o chimpanzé e o homem

Existem semelhanças entre o chimpanzé e o homem. Cerca de 98% dos genes dos chimpanzés assemelham-se com os do homem.

Semelhanças entre o chimpanzé e o homem
O cuidado parental da espécie.

A investigação de semelhanças entre o comportamento dos seres humanos em comparação aos dos chimpanzés perdura há várias décadas. Mesmo conjugando essas duas espécies igual ramo evolutivo, separadas por 4 milhões de anos de adaptação distinta, guardam menos de 2% de diferença genética, isso quer dizer que seus genes se assemelham em 98%.

Entretanto, a ciência diante dessa aproximação genética, compreende que ainda é polêmica a concepção de um paralelo entre os chipanzés e os humanos, existindo vários paradigmas não compreendidos.

Para alguns pesquisadores, os chipanzés, em algum estágio evolutivo tiveram bloqueado o incremento da inteligência num momento anterior à criação de uma linguagem (comunicação gestual e sonora). Isso quer dizer que os macacos podem apenas copiar um comportamento com a repetição de gestos ou a “escolhas” de símbolos sem significado comum entre a população e muito menos propagável hereditariamente.

Contudo, há quem considere que esses primatas possuem aptidões mentais como as de uma criança de 4 anos de idade. Experiências demonstraram que são capazes de expressões envolvendo raciocínio lógico e de aprendizagem, comunicando-se através de sinais e símbolos gráficos mediados por interpretação computadorizada.

Recentes descobertas evidenciam que os chimpanzés conseguem desenvolver cultura própria, reforçando a similaridade com o homem.

Em demonstrações realizadas pelo primatologista Andrew Whiten, com relação ao estilo de vida adotado por um grupo de animais, esclarece que os hábitos comportamentais podem ser aprendidos e não puramente herdados.

Com base nas características anatômicas: rotação e liberdade de movimentos dos ombros e dos braços, a habilidade das mãos, tendo o primeiro dedo oponível funcionando como pinças para agarrar, foi possível o desenvolvimento de técnicas e ferramentas empregadas para caçar insetos, bem como abrir nozes, misturar alimentos e manter comunicação entre os membros do grupo.

Consideráveis parâmetros despertam estudos comparativos, genéticos e comportamentais correlacionados às semelhanças existentes entre o chimpanzé e o homem.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Semelhanças entre o chimpanzé e o homem








2 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 17/10/2012 | NATÁLIA CRISTINE
    Usuário

    ACHEI 10... VALEU MSM =)

  • domingo | 26/02/2012 | MELLYNIE REBEKA
    Usuário

    ACHEI MUITO INTERESSANTE A SEMELHANÇA, NO MEU LIVRO ESTA ESCRITO QUE SE TIRARMOS OS PELOS DO CHIMPANZE, FICA EVIDENTE SUA SEMELHANÇA COM O HOMEM!