Whatsapp icon Whatsapp

Poluição marítima

Ave coberta por petróleo derramado no mar.
Ave coberta por petróleo derramado no mar.
Os mares compõem aproximadamente 71% da superfície do planeta e abriga milhares de espécies que necessitam de água e dos nichos ecológicos para viverem. Apesar da vida existente embaixo d’água, a interferência do homem e o seu descaso em relação a essas vidas os têm afetado grandemente.

Não existem mistérios acerca da poluição marítima. O derramamento de esgoto não-tratado nas águas, assim como objetos descartados e poluentes levados pelos rios, são as causas dessa poluição. Atualmente o oceano Pacífico abriga a chamada “Grande mancha de lixo” entre o Havaí e a Califórnia. Esse grande depósito contém plásticos, restos de materiais de pesca, roupas, garrafas, produtos tóxicos entre outros materiais.

A maioria desses materiais liberados nos oceanos demora muito tempo para se decompor, dificultando a vida marinha; já que os seres ali viventes necessitam de seu habitat favorável para sua sobrevivência, sendo essenciais: água limpa, biodiversidade para garantir alimento e espaço para que consigam se locomover, pois objetos podem ser engolidos ou paralisados nas brânquias. Tais lixos depositados nos oceanos se originam em locais diversos como indústrias, residências, embarcações, navios e mais.

Apesar da diversidade de poluentes que os mares recebem, o que mais gera preocupação é o petróleo. Esse produto forma uma película sobre a água por causa de sua densidade, resultando em grandes conseqüências, já que impede a passagem da luz, encobre os animais viventes, intoxicando-os e comprometendo o equilíbrio ecológico.
Publicado por Gabriela Cabral
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.