Whatsapp icon Whatsapp

Pangolim, um animal em risco de extinção

O pangolim é um mamífero encontrado na Ásia e África que apresenta grande risco de extinção em razão da caça ilegal.
O pangolim apresenta um corpo recoberto por escamas característico
O pangolim apresenta um corpo recoberto por escamas característico

O pangolim é um mamífero da ordem Pholidota e da família Manidae que se caracteriza por uma típica armadura escamosa que se assemelha a uma alcachofra. Existem oito espécies diferentes distribuídas na Ásia e África, onde são responsáveis pelo controle de algumas pragas, tais como formigas e cupins, em virtude de seu apetite insaciável.

Quatro espécies de pangolins vivem na África: Phataginus tetradactyla, Phataginus tricuspis, Smutsia gigantea e Smutsia temminckii. As outras quatro espécies são encontradas na Ásia: Manis crassicaudata, Manis culionensis, Manis javanica e Manis pentadactyla.

Os pangolins são considerados os mamíferos mais traficados do mundo, e todas as espécies encontram-se ameaçadas de extinção. A carne e escamas desse animal são usadas, principalmente pelos chineses, para a fabricação de medicamentos e alguns alimentos. Na China, acredita-se que o animal possa curar uma série de doenças e ajudar a melhorar o desempenho sexual, propriedades que contribuem para a caça indiscriminada.

Com coloração variada, que vai do amarelo ao marrom, os pangolins possuem peso máximo de 33 kg e uma grande língua, o que os torna semelhantes aos tamanduás. Os machos normalmente são mais pesados que as fêmeas, o que confere um dimorfismo sexual.

Como já ressaltado, esses animais se alimentam de cupins e formigas, que localizam graças ao seu olfato apurado. Estima-se que um pangolim adulto coma, em média, 70 milhões de insetos anualmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eles possuem patas fortes e garras especializadas para criar tocas e destruir formigueiros e cupinzeiros. São animais bastante adaptados a criar tocas subterrâneas. As espécies de áreas temperadas passam o inverno protegidas nos buracos por elas criados. Essas tocas, geralmente, são feitas perto de fontes de alimentos.

Os pangolins são animais noturnos e solitários, o que dificulta a observação de seus hábitos de vida. Ao se sentirem ameaçados, enrolam-se completamente, colocando as patas dianteiras sobre a cabeça e expondo suas escamas, que são formadas por queratina. São corredores e nadadores ágeis.

A maturidade sexual é atingida por volta dos dois anos de idade. A fêmea normalmente gera apenas um filhote, o qual a mãe protege em tocas de nidificação. Os pangolins jovens apresentam tamanho reduzido e escamas suaves, que começam a endurecer por volta do segundo dia de vida.

Passado aproximadamente um mês após o nascimento, o bebê pangolim inicia sua alimentação com insetos. No início, sua busca por alimentos é feita acompanhada da mãe. O animal fica agarrado na base da cauda da fêmea.

Atenção: O comércio de pangolim está proibido desde 2002.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Extinção
Saiba mais sobre a extinção, suas principais causas e seus diferentes tipos.
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.