Você está aqui Mundo Educação Biologia Os Sintomas da Menopausa

Os Sintomas da Menopausa

Os Sintomas da Menopausa
Menopausa, fase de transição na vida da mulher

A menopausa é um estágio na vida da mulher e não uma doença, é o momento em que os ovários param de funcionar, de produzir o estrógeno e a progesterona, é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo.

Sua principal característica é o cessar do ciclo menstrual. Em algumas mulheres a menopausa pode ser anunciada por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes.

A menopausa acontece na faixa etária dos 45 aos 55 anos, porém pode acontecer a partir dos 40, essa é chamada de menopausa prematura.

Durante o período da menopausa, grande parte das mulheres sente alguns sintomas como: ondas de calor, suor noturno, insônia, modificação da sexualidade feminina com a diminuição do desejo sexual (libido), ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e memória, alterações de humor, sintomas emocionais, como ansiedade, irritabilidade, depressão, alteração do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio, uma vez que este protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, proporcionando os níveis do bom colesterol, pois ele evita a formação de trombos que obstruem os vasos e a osteoporose que consiste na diminuição da quantidade de massa óssea, e é nos cinco primeiros anos após a menopausa que ocorre uma perda óssea mais rápida.

 O tratamento para a menopausa é a terapia hormonal, reposição hormonal do estrogênio.

Em mulheres que não podem usar os estrógenos, existem medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Os Sintomas da Menopausa








30 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 14/01/2014 | maria miracilda
    Usuário

    gostaria de saber se uma pessoa com menopausa pode emgravidar

  • quarta-feira | 15/01/2014 | Vanessa Sardinha dos S...
    0 0

    Olá Maria. De maneira natural uma mulher na menopausa não pode engravidar, uma vez que os ovários não estão mais em atividade! Entretanto, com os avanços na medicina é possível recorrer a uma fertilização in vitro (FIV), processo no qual se faz a fertilização em laboratório e a posterior transferência do embrião para o útero. É importante destacar que a gestação em idades avançadas possui muitos riscos e, portanto, muitas vezes, ela não é aconselhada.

  • sábado | 13/07/2013 | MARA DE FÁTIMA
    Usuário

    Acredito que os sintomas da menopausa varia de pessoa para pessoa, pois tenho 52 anos e estou na menopausa a 4 anos. Vale ressaltar que comigo acontece tudo diferente não sinto calor e qualquer onda de frio já estou agasalhada, sou muito sonolenta e durmo bem a noite, sou tranquila e tenho muita disposição para o trabalho, bem como para outras atividades.Pratico exercícios físicos todos os dias, por exemplo pulo corda,faço abdominais, flexões e outros exercícios. Fui ao médico quando entrei na menopausa fazer exames de rotina os mesmos estavam todos normais, porém não tomo nenhum

  • domingo | 19/05/2013 | lourdes scarpe
    Usuário

    tenho 53 anos e4anos que retirei meu útero sinto ondas de calor e formigamento nos pés e as vezes nos braços insônia, e não sinto prazer no sexo.