Você está aqui Mundo Educação Biologia A origem da vida
A origem da vida
A teoria do Big Bang (ou Grande Explosão) explica a origem do universo.
Quem somos, de onde viemos, a que viemos e para onde vamos são questionamentos que permeiam a nossa espécie desde os tempos mais remotos, sendo retratados, inclusive, em pinturas rupestres e mitos bem antigos.

Muitos filósofos e cientistas dedicaram suas vidas a estudos que buscavam compreender algumas dessas questões ou, pelo menos, trazer respostas mais adequadas e que melhor confortassem nossas mentes.

Atualmente, a teoria do Big Bang é a que melhor contempla, na ciência, essas nossas indagações sobre a origem do universo. Ela postula que o universo foi formado a partir da explosão de um grão primordial muito denso e quente e que permanece em constante expansão desde que tal evento ocorreu.

Quanto à origem da vida, há muito tempo acreditava-se que todos os seres vivos surgiam por abiogênese, ou seja: a partir da matéria bruta. Essa teoria, chamada de abiogênese, possuía muitos adeptos, como Aristóteles, mas deixou de ser aceita em meados do século 19, graças a experimentos como o de Redi, Joblot, Neddham, Spallanzani e Pasteur.

Com a derrubada da abiogênese, surgiram duas novas explicações para o surgimento da vida em nosso planeta, sendo que, para muitos cientistas, elas se complementam. Uma delas, chamada de Teoria da Panspermia Cósmica, diz que a vida teve origem a partir de seres vivos e/ou substâncias precursoras da vida, oriundos de outras regiões do universo. A outra é a Teoria da Evolução Química ou Molecular, que postula que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, dando origem a moléculas orgânicas e, depois, às primeiras e mais simples formas de vida.

Atualmente, a hipótese melhor aceita é a de que os primeiros seres vivos eram autotróficos e não heterotróficos. Isso porque, para diversos estudiosos, não havia moléculas orgânicas em quantidade suficiente para que os primeiros seres vivos tivessem condições de sobreviver até que surgisse a autotrofia. Assim, estes seriam quimiolotoautotróficos, tal como algumas archeas, retirando seu alimento a partir da energia liberada em reações químicas entre compostos inorgânicos. Hoje, acredita-se que todos os seres vivos surgiram por meio de processos evolutivos, a partir de espécies preexistentes, e continuam sujeitos a transformações.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos de "A origem da vida"

Deixe seu comentário para

A origem da vida

38 comentários

Faça seu Login

• quarta-feira | 08/04/2015 | Miriane
    Usuário

sim eu entedi mas eu que deixar para vcs a verdadeira Origem A ORIGEM DE TUDO É DEUS. AQUELE QUE NÃO TEM INÍCIO E NEM FIM?

• quinta-feira | 16/04/2015 | Jady Fonseca
    23 21

Gostei um pouco da pesquisa,so acho que(minha opinião pessoal)que DEUS criou o ceu e a Terra,mas temos a liberdade de escolher em quem e qual teoria acreditar,e eu acredito nessa.Só achei estranho pk estudei sobre a EVOLUCIONISTA que aparece ai(no texto acima),e a outra que é a CRIACIONISTA e não aparece no texto!

• quarta-feira | 25/03/2015 | adalto
    Usuário

Sugiro que os Químicos,. Físicos e Biológos: peguem qualquer ser vivo e submeta -os a uma explosão para ver se sobra células vivas e depois as façam, ser seres vivos novamente, foi por não aceitar teórias desde criança que preferi não ser inteligente, mas sei que, explosão causa destruição e onde há vida Ela se acaba. os livros não me conquistaram até hoje. mas sei que para alcançar estatus no mundo temos que aceitar ser rotulados, somente em :Gênesis 1 temos a resposta.

• quinta-feira | 12/03/2015 | Karine Silva
    Usuário

Gostei muito desse formulario sobre a origem da vida , achei bem interessante!!!