Você está aqui Mundo Educação Biologia Anatomia Humana O que é hérnia inguinal?

O que é hérnia inguinal?

O que é hérnia inguinal?
A hérnia inguinal é uma situação mais frequente em homens

Doença muito comum, a hérnia inguinal é uma saliência de parte do conteúdo intra-abdominal, que pode ser tecido adiposo, alças do intestino grosso ou do intestino delgado através de um orifício na parede abdominal, mais precisamente na região inguinal. Essa hérnia pode ocorrer em um ou nos dois lados da virilha e é muito mais frequente em homens do que em mulheres.

Há dois tipos de hérnias inguinais: a hérnia inguinal indireta e hérnia inguinal direta.

A hérnia inguinal indireta é o tipo mais visto e é mais comum em homens. Esse tipo de hérnia se forma pela passagem da alça intestinal para o interior da bolsa escrotal através de um ponto frágil. Pode ocorrer em bebês prematuros, pois eles não têm o tempo necessário para o fechamento do canal inguinal.

A hérnia inguinal direta ocorre somente em homens. Ela se forma em um ponto da parede abdominal enfraquecida que se rompe, provocando a penetração de uma parte do intestino na bolsa escrotal. Atividades que exigem grande força física podem facilitar o aparecimento de hérnias, assim como alguns fatores como constipação intestinal crônica, obesidade, tabagismo, doenças da próstata, do pulmão, do fígado ou coração, pois eles aumentam a pressão intra-abdominal, podendo causar hérnias.

Os sintomas da hérnia inguinal são:

  • Saliência em um ou nos dois lados da virilha;
  • Em homens, observa-se o saco escrotal inchado;
  • Desconforto ou dor, principalmente ao fazer algum esforço físico;
  • Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.

Não há nenhum tipo de prevenção para a hérnia inguinal, mas ao notar o aparecimento de uma hérnia é importante que a pessoa procure um médico para que sejam tomadas as providências adequadas. As hérnias que não forem tratadas no início podem provocar o encarceramento do intestino, o que faz com que o sangue deixe de circular, causando necrose e ameaçando a vida do indivíduo.

Segundo o médico Paulo Alberto Corrêa, médico-cirurgião do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (SP), o único tratamento para a hérnia inguinal é a cirurgia. “A cirurgia é o único tratamento eficaz para as hérnias e o portador se beneficiará se procurar atendimento médico numa fase precoce da doença”.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O que é hérnia inguinal?








1 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 17/04/2014 | socorromachado
    Usuário

    minha mãe t em 77anos e sofre com uma hernia no pé da barriga, é perigoso um procedimento cirurgico nela