Nervos

Nervos são prolongamentos dos neurônios revestidos de tecido conjuntivo. Existem nervos sensoriais, motores e mistos, podendo ser originários da medula espinhal ou do encéfalo.

Nervos
Nervo raquidiano

Nervos são feixes resultantes dos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônios) que são as fibras nervosas, revestidos por tecido conjuntivo. Os nervos fazem parte do sistema nervoso periférico, encarregam-se de fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o corpo.

Os nervos sensoriais levam informações da periferia do corpo para o sistema nervoso central. Nervos motores ou eferentes são aqueles que transferem impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas. Os nervos mistos são formados por axônios de neurônios sensoriais e motores.

Os nervos podem ser originários da medula espinhal (nervos raquidianos) ou do encéfalo (nervos cranianos). Os nervos cranianos são doze pares de nervos que saem do encéfalo e inervam a cabeça, os pulmões, o coração e o tubo digestório.

Os nervos raquidianos são diversos nervos mistos, que saem da medula espinhal, sendo que cada um possui uma raiz ventral e uma raiz dorsal.

Lesões físicas, inchaço, doenças auto-imunes, diabetes ou falha dos vasos sanguíneos que irrigam o nervo podem ser a causa de danos aos mesmos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Nervos








0 comentários

Faça seu Login