Você está aqui Mundo Educação Biologia Animais Mariposas e borboletas (Ordem Lepidoptera)

Mariposas e borboletas (Ordem Lepidoptera)

Mariposas e borboletas (Ordem Lepidoptera)
Borboleta. Fotografia: Fabrício H. Oda.
A mariposa é um inseto que pertence à ordem dos Lepidoptera - a mesma das borboletas - e tal como elas, é dividida em cabeça, tórax e abdômen e possui um par de antenas, um par de olhos compostos e aparelho sugador. As asas são recobertas por escamas facilmente destacáveis, caso manuseadas.

Os lepidópteros são o segundo maior grupo de insetos e são adaptados aos mais diferentes ambientes. O desenvolvimento é indireto, dividido nas fases: ovo, lagarta, crisálida e adulta.

Ao contrário das borboletas, a maioria das espécies de mariposas possui hábitos noturnos, antenas não-clavadas (semelhantes a um mini-taco de golfe), asas estendidas sobre o corpo quando em repouso, cores escuras na maioria dos indivíduos e corpo gordo, com aspecto “peludo”. Já as borboletas são mais diurnas, possuem antenas clavadas, asas levantadas e fechadas verticalmente ao corpo quando em repouso, com cores brilhantes e variadas e corpo fino e com poucas cerdas.

Curiosidades:

A maior mariposa do mundo, Thysania agrippina, conhecida popularmente como mariposa imperador, possui 30 centímetros de envergadura e foi encontrada pela primeira vez na Amazônia. Além deste título, o macho desta espécie é considerado o possuidor do olfato mais apurado da natureza, uma vez que consegue detectar a substância sexual produzida pela fêmea a uma distância de mais de 10 km, contra o vento, graças a sensores que possui em suas antenas.

A borboleta-monarca, Danaus plexippus, do hemisfério norte, não consegue sobreviver por muito tempo em clima frio. Assim, no inverno, voam para o sul e, na primavera, época de reprodução, as sobreviventes retornam para o norte. Ela é a única espécie de borboleta que consegue migrar a uma distância tão longa, podendo alcançar até mais de 4.000 km no outono para chegar ao sul e sobreviver ao inverno.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Mariposas e borboletas (Ordem Lepidoptera)








1 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 06/02/2011 | matheus
    Usuário

    Bem legal,mais deviam por a maior borboleta também!