Você está aqui Mundo Educação Biologia Vegetais comestíveis Mamão
Mamão
Mamão
O mamão é o fruto do mamoeiro ou papaeira, uma árvore típica de regiões de clima tropical e subtropical. Original do sul do México, a fruta recebe diversas denominações: fruta-bomba, em Cuba; passaraiva, no Nordeste do Brasil; papaia no México, etc. Os maiores produtores mundiais de mamão são o Brasil, México, Nigéria, Indonésia, Índia e Etiópia.

Dependendo de sua espécie, o mamão pode variar conforme sua cor, sabor e formato. O mamão-da-baía, por exemplo, é alongado, semelhantemente a uma pêra; já o mamão-da-índia possui saliências. A polpa do fruto é macia, possui um sabor doce e uma coloração alaranjada. Em sua cavidade central, há várias sementes pequenas e negras.

O mamão possui uma boa quantidade de nutrientes essenciais para a saúde. É rico em sais minerais, como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue. O fruto também contém quantidades significativas de vitaminas A e C. Além disso, o mamão possui propriedades laxativas, calmantes e é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

O mamão pode ser consumido in natura, além de ser empregado na elaboração de doces, sucos, bebidas, saladas, etc. O mamão verde pode substituir o chuchu ou a abobrinha em determinados pratos. Antes da maturação, a casca do fruto produz um látex leitoso que é usado na culinária como amaciador de carnes.

No Brasil, são conhecidas mais de 57 variedades do fruto. Os maiores produtores nacionais são os Estados da Bahia, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pará.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Mamão








0 comentários

Faça seu Login