Laranja
Laranja
A laranja é o fruto da laranjeira, árvore da família Rutaceae. Possui porte médio que pode atingir até 8 metros de altura, tronco de cor castanho e copa de formato arredondado. A fruta é de origem asiática, foi levada pelos árabes para a península Ibérica e de lá se propagou pelo mundo.

O interior da laranja é formado por gomos, cujo sabor varia do doce ao levemente ácido. É uma fruta rica em vitamina C, sais minerais como ferro, potássio, cálcio. O formato e a cor da fruta variam de acordo com a espécie.

A laranja-pêra tem tamanho médio, poucas sementes e cor amarelada. A toranja, outra variedade, é bem maior que a primeira e seu sabor é muito ácido, sendo utilizada no preparo de doces e refrescos. A laranja-lima possui aspecto mais arredondado, casca fina e baixa acidez, o que faz dela uma boa bebida para crianças e pessoas com problemas digestivos. A laranja-da-terra tem casca grossa, cor amarelo-vivo e é boa para compotas. As folhas e flores produzem óleos que são apreciados por suas propriedades calmantes e usados na fabricação de água de flor de laranjeira, de licor curaçau e de essências para a indústria de perfumes.

Ao comprá-la prefira as laranjas pesadas, por conterem maior quantidade de suco. Observe também se tem o aspecto firme. A casca da laranja é utilizada na culinária, tanto para ornamentar, como para dar algum sabor.

O tempo de conservação em geladeira é de uma a duas semanas. O período de safra é de março a setembro e janeiro.

O cultivo da laranja é um negócio rentável para a economia de vários países. O Brasil está entre os grandes exportadores mundiais de suco de laranja.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Laranja








0 comentários

Faça seu Login