Você está aqui Mundo Educação Biologia Vegetais comestíveis Jamelão (Eugenia jambolana)
Jamelão (Eugenia jambolana)
O fruto do jamelão assemelha-se à azeitona preta.
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Gênero: Eugenia
Espécie: Eugenia jambolana


“Eu nunca vi mulher de bigode, Maria Chiquinha
Eu nunca vi mulher de bigode
Ela tava comendo jamelão, Genaro, meu bem
Ela tava comendo jamelão
No mês de setembro não dá jamelão, Maria Chiquinha
No mês de setembro não dá jamelão
Foi uns que deu fora do tempo, Genaro, meu bem”
Maria Chiquinha, Sandy & Jr.


O jamelão, também chamado de azeitona ou jambolão, é uma planta originária da Índia, de cerca de quinze metros de altura, e bastante ramificada. Na medicina popular, suas partes constituintes podem ser utilizadas para vários fins, como para o combate de inflamações, flatulências, gota e alergias; controle do diabetes e hipertensão; e cura de cólicas e quadros diarreicos. Isso porque são ricas em substâncias com potencial antioxidante, como flavonoides, taninos, antocianinas e outros constituintes fenólicos.

As folhas são bem verdes, lisas e brilhantes. As flores, brancas ou de cor creme, são formadas por inflorescências de pétalas arredondadas, em forma de capuz. Quanto aos frutos, são morfologicamente semelhantes à azeitona preta, mas de consistência mais macia.

De sabor suave e adstringente – graças ao tanino; os frutos do jamelão também são utilizados como matéria-prima para tortas, sorvetes, bebidas, pizzas, saladas e outros alimentos. Eles também liberam um extrato capaz de manchar as mãos, tecidos, pintura de veículos, e calçadas; em razão da presença de pelo menos três tipos de antocianinas. Pesquisas recentes apontam que tal extrato tem capacidade em potencial de destruir células cancerígenas.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Jamelão (Eugenia jambolana)








0 comentários

Faça seu Login