Jambo-vermelho
O jambo-vermelho é uma fruta originária da Ásia que se adaptou muito bem em nosso país

O jambo-vermelho (Syzygium malaccense) é uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia. No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”. Pertencente à família Myrtaceae, que abrange frutas como a jabuticaba, pitanga e goiaba, o jambo-vermelho é uma fruta de sabor adocicado que pode ser consumida in natura e também na forma de doces. Fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, o jambo-vermelho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa.

Em Porto Rico há a produção de vinho de jambo-vermelho. Em algumas regiões da Malásia, comunidades obtêm um líquido a partir da fervura da casca dessa árvore, que será utilizado em dores de estômago e diarreia.

A árvore do jambo-vermelho pode alcançar até 20 metros de altura e possui forma piramidal com folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. O jambeiro-vermelho tem sua floração de agosto a fevereiro, com frutificação de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período.

As flores do jambeiro-vermelho são formadas por quatro pétalas agrupadas com inúmeros estames formando pompons. São flores de coloração púrpura, muito aromáticas, que, quando caem, formam verdadeiros tapetes de flores que atraem a atenção de muita gente. Por oferecerem boa sombra, beleza e frutos doces e perfumados, os jambeiros-vermelhos podem ser utilizados como árvore ornamental.

Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa. Para sua germinação é recomendável que a semente seja colocada em recipientes individuais com substrato organo-arenoso, e em ambientes claros. Na maioria das vezes a semente leva de 4 a 6 semanas para emergir da terra, sendo que a taxa de germinação é considerada alta para sementes frescas.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Jambo-vermelho








15 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 08/02/2015 | jose
    Usuário

    tenho um lindo pé de jambo em frente da minha casa,faz uma sombra maravilhosa,e guando da os frutos é uma delicia muito bom para quem quer fazer uma dieta,ate os meus cachorros comem a fruta, e guando caem as flores ao redor da arvore faz um lindo tapete rosa em volta da arvore é um espetaculo da natureza que Deus nos deu para ver, muito lindo acordar de manhã e ver o nascer do sol e os seus raios clarear as pequenas pétalas das flores todos agrupadas ornamento todo o ambiente.

  • quinta-feira | 05/02/2015 | antonio...
    Usuário

    Ola, tenho um pé de jambo no meu jardim enfrente minha casa. As frutas são vermelhas e grandes do tamanho de um maçã. Posso consumir sem problemas para a saúde, em suco ou natural ? Um abraço, obrigado, Toninho Barboza

  • quinta-feira | 05/02/2015 | Vanessa Sardinha dos S...
    25 24

    Olá Antonio. O jambo produz um fruto que pode ser consumido, entretanto, é fundamental que você tenha certeza de que a planta encontrada na frente de sua casa se trata dessa espécie.

  • quinta-feira | 12/02/2015 | samuel da silva aquino
    24 24

    Ola Antonio boa tarde,tudo na paz irmao?vc disse que esses frutos sao do tamanho de uma maçã?por acaso estas frutas tem um buraco?existe uma planta se nao me engano de nome cientifico,Taxus Baccata,ela tem uns dois metros,talvez um pouco mais e que da frutos muito semelhantes as maçãs que conhecemos,se for o caso,saiba que todas as partes desta planta sao venenosas exceto a fruta que na verdade nao é uma furta verdadeira e sim chamado Arilo.as folhas sao venenosas e o caroço dentro destas bagas que parecem maças podem matar,portanto cuidado amigo,abraços.