Jambo-vermelho
O jambo-vermelho é uma fruta originária da Ásia que se adaptou muito bem em nosso país

O jambo-vermelho (Syzygium malaccense) é uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia. No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”. Pertencente à família Myrtaceae, que abrange frutas como a jabuticaba, pitanga e goiaba, o jambo-vermelho é uma fruta de sabor adocicado que pode ser consumida in natura e também na forma de doces. Fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, o jambo-vermelho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa.

Em Porto Rico há a produção de vinho de jambo-vermelho. Em algumas regiões da Malásia, comunidades obtêm um líquido a partir da fervura da casca dessa árvore, que será utilizado em dores de estômago e diarreia.

A árvore do jambo-vermelho pode alcançar até 20 metros de altura e possui forma piramidal com folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. O jambeiro-vermelho tem sua floração de agosto a fevereiro, com frutificação de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período.

As flores do jambeiro-vermelho são formadas por quatro pétalas agrupadas com inúmeros estames formando pompons. São flores de coloração púrpura, muito aromáticas, que, quando caem, formam verdadeiros tapetes de flores que atraem a atenção de muita gente. Por oferecerem boa sombra, beleza e frutos doces e perfumados, os jambeiros-vermelhos podem ser utilizados como árvore ornamental.

Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa. Para sua germinação é recomendável que a semente seja colocada em recipientes individuais com substrato organo-arenoso, e em ambientes claros. Na maioria das vezes a semente leva de 4 a 6 semanas para emergir da terra, sendo que a taxa de germinação é considerada alta para sementes frescas.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Jambo-vermelho








7 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 10/06/2014 | hulda de...
    Usuário

    sou apaixonada por árvores em geral,mas a do jambo vermelho me fascina pela beleza de suas flores, amo essa árvore tenho uma em minha casa e quero plantar outras, o fruto bem maduro é uma delícia.

  • segunda-feira | 28/04/2014 | itanir...
    Usuário

    gostaria de saber, quantos anos leva o jambo roxo para frutificar . obrigado

  • domingo | 20/04/2014 | Admar da Silva
    Usuário

    As folhas mais novas se enrolam e não há sinal de lagartas. Alguns galhos da ponta morrem. O que é isso?

  • segunda-feira | 10/06/2013 | Oliveira
    Usuário

    Tenho um pé de jambo vermelho plantado perto de casa, uns 15metros, ouvi dizer que essa planta danifica casa com suas raizes. É verdade Não gostaria de cortá-la, só a poda evita o crescimento