Você está aqui Mundo Educação Biologia Biologia Evolutiva Evolução humana
Evolução humana
O macaco é ancestral do homem?
Você concorda com esta imagem?

Ao contrário do que muitos dizem por aí, o homem não descendeu do macaco. Assim como todas as espécies se relacionam, em maior ou menor grau, homens e macacos possuem um ancestral mais recente em relação a um ancestral entre macaco e serpente, por exemplo.

Atualmente sabe-se que a espécie humana descende de uma família de primatas chamada Hominidae e, atualmente, é a única espécie desta que existe. Fósseis muito contribuem para documentar a história de um grupo e, com o auxílio destes, podemos confirmar que espécies deste grupo taxonômico habitaram várias regiões e épocas diferentes e que algumas espécies distintas da família coexistiram na mesma época.

Chipanzés são hoje os parentes mais próximos da espécie humana, que divergiram de um mesmo ancestral há mais ou menos 125.000 anos atrás.

Assim, fica clara uma diferença básica entre o pensamento de Lamarck e Darwin: Lamarck acreditava que a complexidade dos seres seguia uma lógica linear e progressiva: do ser menos ao mais evoluído - este, no caso, o ser humano. Para Darwin, todas as espécies atuais seriam as mais evoluídas de suas linhagens e, nesta linha, nenhuma espécie vivente no momento seria mais ou menos evoluída que outra.

Vale ressaltar que o emprego do “evoluir” nestes dois casos muda um pouco quanto à interpretação. “Evolução”, em uma visão Lamarckista, nos dá idéia de melhoramento, progresso, em um sentido linear, de espécies existentes na atualidade: do ser menos evoluído ao ser humano - o mais complexo, mais evoluído, o topo da evolução – pensamento que persiste até hoje, para algumas pessoas. Para Darwin, o termo consistia na variação de espécies ao longo do tempo, por meio da seleção natural. Vale ressaltar, ainda, que Darwin utilizou a palavra “transmutação” para se referir ao que consideramos hoje a evolução biológica.

Lamarck nos presenteou com uma grande contribuição ao postar que havia uma relação de surgimento de novas espécies a partir de espécies já existentes e influência do ambiente como responsável pelas variações. Além disso, existem casos registrados na ciência de evolução por meio de transmissão de caracteres adquiridos, mecanismo este bastante criticado – injustamente – por alguns que se consideram darwinistas. Foi ele, também, quem designou o termo “Biologia” para designar a ciência que estuda a vida e quem fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Evolução humana








14 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 13/10/2014 | cristiane silvah
    Usuário

    eu gostei muito e concordo que o homeme nao é descendente de macacos...

  • domingo | 13/04/2014 | Lara Alves...
    Usuário

    EU ADOREI SOBRE A EVOLUÇÃO EU APRENDI ANO PASSADO QUANDO EU TINHA 11 ANOS NO 6 ANO NA AULA DE HISTÓRIA E AGORA A PROFESSORA DE CIÊNCIAS PEDIU UM TRABALHO SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA. OBRIGADO,ISSO ME AJUDOU MUITO

  • terça-feira | 01/04/2014 | Lauane
    Usuário

    A EVOLUÇAO HUMANA foi muito emportante para nos ja pensou todos os abtantes da Terra serem MACACOS

  • terça-feira | 25/09/2012 | flaviana
    Usuário

    se viesemos do macaco eles etariam evoluindo ate hoje pq nao tem como um primata parar de evoluir pq tem humanos demais, isso tudo pra mim e besteira ta certo q os humanos parecem ter decendencia dos primatas mas pra mim eles teriam q evoluir ate hoje e nao existiriam mais.