Whatsapp icon Whatsapp

Impetigo, leptospirose, meningite e peste bubônica

Lesões típicas do impetigo.
Lesões típicas do impetigo.
Impetigo: causada pela Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes, tais organismos infectam os indivíduos por meio de lesões ou microfissuras preexistentes na derme. Após este processo inicial, desenvolvem pústulas na pele que, rompidas, formam uma camada rígida. Rosto, membros e axilas são as regiões mais suscetíveis ao contágio, este que se dá pelo contato direto ou indireto com as lesões.

Leptospirose: bactérias do gênero Leptospira, eliminadas pela urina de animais portadores da doença, como ratos e cães, ao entrarem em contato com mucosas ou pele de indivíduos da nossa espécie podem causar esta doença. Com sintomas que incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, vômitos, hemorragias, lesões cutâneas e problemas respiratórios; pode levar o indivíduo a óbito por complicações renais e/ou hepáticas.

Meningite meningocócica: a Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae são bactérias cuja infecção se dá pela inalação de gotículas de saliva ou secreções contendo-as. Causando forte dor de cabeça, febre e rigidez na nuca, devido ao comprometimento das meninges (membrana que reveste o cérebro e medula), pode causar a morte, caso o tratamento não seja feito em tempo e condições adequadas. Existe vacina preventiva para esta doença.

Peste bubônica: também conhecida como peste negra, é uma doença cuja bactéria causadora é a Yersinia pestis. Esta é transmitida por meio da picada da pulga do rato (Xenopsylla cheopis) ou ferimentos e arranhões de animais domésticos infectados. No organismo, a bactéria tem capacidade de sobreviver e se reproduzir no interior dos macrófagos, causando febre e o surgimento de ínguas – principalmente no pescoço e axilas. Vômitos, dor de cabeça, vertigem, intolerância à luz, sonolência, dor nos membros e nas costas, apatia, febre alta, delírio e, nas formas mais graves, diarreia, podem surgir.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Acne, antraz e Botulismo: doenças bacterianas
Breves informações sobre três doenças bacterianas: acne, antraz e botulismo.
Arqueobactérias
A classificação das bactérias primitivas em função do tipo de ambiente.
Coliformes fecais
Compreenda como os coliformes fecais ou termotolerantes são utilizados na avaliação da qualidade da água.
Cólera, coqueluche, difteria, shigelose e gastrite: doenças bacterianas
Breves informações sobre cinco doenças bacterianas: cólera, coqueluche, crupe, shigelose e gastrite.
Pneumonia bacteriana, salmonelose, sífilis e tétano
Breves informações sobre quatro doenças bacterianas: pneumonia, salmonelose, sífilis e tétano.
Reprodução das Bactérias
A reprodução das bactérias ocorre de forma muita rápida. Em apenas 24 horas, aproximadamente milhares de bactérias podem ser originadas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.