Você está aqui Mundo Educação Biologia Biologia celular Complexo de Golgi
Complexo de Golgi
Camilo Golgi – Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1906

O complexo ou aparelho de Golgi recebe esse nome em homenagem ao biólogo italiano Camilo Golgi, que estudou e descreveu seu funcionamento ainda no século 19. Camilo Golgi destacou-se no estudo dos componentes celulares e sua obra lhe valeu o prêmio Nobel de medicina e fisiologia em 1906.

O aparelho de Golgi é constituído de 4 a 20 bolsas membranosas, conhecidas como cisternas, empilhadas umas sobre as outras. Nas células vegetais, esse conjunto de vesículas está disperso no citoplasma em grande quantidade e recebe o nome de dictiossomo. O complexo de Golgi tem, basicamente, sua função associada ao processamento de substâncias produzidas pelo Retículo Endoplasmático Rugoso.

Essa organela possui duas faces distintas: uma face cis (face de entrada) e uma face trans (face de saída), que estão intimamente associadas. Durante esse percurso interno nas vesículas do aparelho de Golgi, as proteínas são modificadas, separadas e empacotadas em vesículas (bolsas membranosas), que são enviadas aos locais extracelulares em que atuarão (exocitose), sendo essa liberação regulada por sinais extracelulares.

Dessa forma, o Aparelho de Golgi é o responsável pela secreção celular.

A atuação do Aparelho de Golgi é como um correio. Da mesma forma como a carta é levada ao correio para ser enviada à outra localidade, as proteínas e os lipídios são transportados em vesículas para o Golgi, a fim de serem enviadas para outras localidades do corpo. Dentro do aparelho, essas proteínas e lipídios recebem marcadores com sequências que indicam ao corpo onde esses produtos devem ser deixados, como se fossem endereços.

Exemplo dessa atuação são as enzimas digestivas, produzidas e secretadas pelas células do pâncreas e que irão atuar no intestino. Além de enzimas, outras substâncias, como hormônios e muco, também são secretadas pelo Aparelho de Golgi.

O Aparelho de Golgi desempenha também papel importante na formação dos espermatozoides, originando o acrossomo, vesícula repleta de enzimas digestivas que permite ao espermatozoide transpor as barreiras membranosas do óvulo, permitindo assim a fecundação.

Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Mundo Educação

Tags Relacionadas Complexo Golgi Camilo

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Complexo de Golgi








3 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 31/10/2012 | paula
    Usuário

    eu achei interesaante

  • domingo | 12/08/2012 | Brenda Camila
    Usuário

    Foi muito importante para mim ter lido mais um pouco sobre o Complexo de Golgi..

  • sexta-feira | 25/02/2011 | diuelen alves
    Usuário

    eu achei muito interessante o assunto amei