Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Competição
Competição
Rinha de galo: uma competição induzida pela ação humana.
A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto ocorrer entre organismos de espécies diferentes (interespecíficas), proporcionando a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre organismos integrantes de uma mesma espécie (intra-específicas), incluindo além dos demais recursos, também a concorrência por parceiros reprodutivos aptos à proliferação de descendentes férteis.

De acordo com o crescimento populacional de um determinado grupo, as exigências relacionadas à sobrevivência dos indivíduos também aumentam, requerendo, por exemplo, quantidade de suprimento suficiente para alimentar toda a população. Um fator que pode limitar o crescimento de uma população é a disponibilidade de recursos em relação à demanda mínima necessária para manutenção do grupo.

Em ambos os casos, seja inter ou intra-específica, esse tipo de relação ecológica ajusta o mecanismo seletivo preservando as formas de vida melhor adaptadas ao meio ambiente, extinguindo os indivíduos com baixo nível adaptativo.

Dessa forma, o processo ecológico de competição entre as espécies, colabora como o fator que regula a densidade populacional, evitando a superpopulação das espécies.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Competição








0 comentários

Faça seu Login