Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Comensalismo, uma relação ecológica interespecífica

Comensalismo, uma relação ecológica interespecífica

Comensalismo, uma relação ecológica interespecífica
Na imagem, podemos observar uma relação de comensalismo entre as rêmoras e o tubarão

Na natureza, todos os seres vivos interagem entre si no que chamamos de relações ecológicas ou interações biológicas. Essas interações são classificadas em relações ecológicas interespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, e relações ecológicas intraespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.

O comensalismo é um tipo de relação ecológica interespecífica, pois ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Nesse tipo de relação ecológica não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas, lembrando que apenas um dos organismos envolvidos se beneficia. Em outras palavras, no comensalismo apenas um indivíduo se beneficia, não gerando nenhum prejuízo para a outra espécie envolvida. Alguns autores consideram o inquilinismo um tipo de comensalismo, pois no inquilinismo uma espécie se beneficia sem prejudicar a outra, como é o caso das epífitas que vivem sobre as árvores em busca de luz.

Um exemplo muito utilizado para o comensalismo é a interação que as rêmoras têm com os tubarões. As rêmoras se prendem ao corpo dos tubarões através de apreensórios e se alimentam dos restos alimentares do grande peixe, além de serem transportadas sem gasto de energia.

Outro exemplo clássico de comensalismo é o que ocorre entre os leões e as hienas. As hienas são animais carnívoros que acompanham os reis da selva a uma distância segura. Quando os leões, depois de abaterem a caça e se fartarem, abandonam as carcaças da presa, as hienas prontamente aproveitam os restos deixados.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Comensalismo, uma relação ecológica interespecífica








1 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 15/03/2013 | lucas
    Usuário

    comensalismo sempre que um organismo se beneficia que o outro tenha algum ganhou ou prejuizo a associaçao e chamada comensalismo