Você está aqui Mundo Educação Biologia Coluna
Coluna
A coluna é o principal sustentáculo para o corpo humano.
A coluna é formada por um conjunto de ossos ou vértebras, ligadas por articulações, os discos intervertebrais empilhados uns sobre os outros, de forma que toda a estrutura da coluna vertebral desempenhe o conjunto de funções para a qual é designada: proteger órgãos e vísceras vitais por meio da barreira óssea ao redor da medula espinhal e do auxílio das costelas; sustentar cabeça, braços e tronco contra a força da gravidade; proporcionar estabilidade ao tronco e mobilidade aos membros superiores e inferiores; movimentar tronco e cabeça em todas as direções.

Os discos intervertebrais são formados de material fibroso e gelatinoso que executam a função de amortecedores e dão mobilidade para locomover, correr ou saltar.

A coluna vertebral é o principal sustentáculo para o corpo humano, e é dividida em regiões na direção da cabeça ao quadril. Na região do pescoço está situada a coluna cervical. A coluna torácica localiza-se na região do tronco. A lombar é parte inferior da coluna, que sustenta a grande carga de peso de todo o tronco.

A coluna vertebral é composta de sete vértebras cervicais, doze vértebras torácicas (ou dorsais), cinco vértebras lombares, cinco vértebras sacrais cóccix.

São apresentadas quatro curvaturas na coluna vertebral em vista lateral: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral. Curvaturas essas que podem sofrer alterações posturais ao longo da vida e aumentar hipercifose torácica e hiperlordose cervical e lombar ou diminuir retificação cervical, torácica ou lombar.



Deixe seu comentário para

Coluna








2 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 10/05/2013 | Elaine Araujo
    Usuário

    Gostei muito,além de ser bem explicado ajuda muita gente com isso.

  • terça-feira | 29/03/2011 | paulo
    Usuário

    Gostei muito, porque estaes assuntos estão me ajudando mundo no curso teécnico em nutrição.