Você está aqui Mundo Educação Biologia Animais Coelho (Família Leporidae)

Coelho (Família Leporidae)

Coelho (Família Leporidae)
Os coelhos podem apresentar diversas cores.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae



Coelho é o nome comum atribuído a animais da Família Leporidae, sendo a espécie Oryctolagus cuniculus a mais comum. Este animal é conhecido popularmente como coelho comum, coelho doméstico, ou coelho-europeu.

Tal espécie tem um grande número de raças, diferenciando-se, principalmente, quanto à estatura e coloração. O albinismo é um fenômeno que se apresenta com relativa frequência, tendo como resultado indivíduos brancos e de olhos vermelhos.

Os coelhos comuns possuem corpo arredondado, cabeça e olhos grandes, orelhas longas e largas, além de cauda curta, semelhante a um “pompom”. Em média, apresentam três quilogramas de massa, e cinquenta centímetros de comprimento. Eles, também, possuem o olfato e a visão bem apurados.

Iniciam sua vida reprodutiva entre os 4 e 10 meses de idade. A gestação dura pouco mais de um mês, dando origem a vários filhotes; que poderão viver até em torno dos nove anos. Uma curiosidade é que as fêmeas costumam retirar pelos da região em que se localizam suas tetas, agregando-os em seu ninho, construído geralmente com palha, capim seco e/ou feno. Além disso, elas são capazes de entrar novamente no cio em apenas vinte e quatro horas após o parto!

Considerando o fato de que muitas pessoas têm adotado tais animais como pets, é importante conhecer algumas de suas características, para que essa decisão seja feita com sensatez, e os animais sejam tratados com respeito:

1- São animais noturnos;

2- Procriam com muita facilidade. Assim, é recomendado que machos e fêmeas, após os quatro meses de idade, não tenham contato direto;

3- São herbívoros. No entanto, a melhor opção é fornecer a eles ração própria para esse grupo de animais, complementando com vegetais, tais como cenoura;

4- Costumam usar o feno para alimentação e também construção de ninhos. Assim, é interessante disponibilizar tal produto a esses animais;

5- Não gostam de ficar no colo;

6- Quando se sentem inseguros, ameaçados ou irritados, são capazes de morder o agente causador de tais sensações;

7- Cachorros e gatos podem ser ameaças reais para eles;

8- A maioria das doenças que se manifestam em coelhos está relacionada a más condições de higiene, alimentação incorreta e falta de vacinação. Assim, tais cuidados são essenciais, e o médico veterinário deverá ser visitado pelo menos uma vez ao ano;

9- Coelhos não precisam tomar banho, mas devem ter seus pelos escovados pelo menos uma vez por semana;

10- Coelhos podem cavar buracos, e são exímios roedores. Assim, caso realmente deseje ter um, é importante ter ciência dessas suas características.


Curiosidades:

Embora coelhos tenham hábitos roedores, não podem ser considerados como tal, uma vez que não são indivíduos da Ordem Rodentia. Diferentemente deles, os coelhos possuem quatro dentes incisivos superiores, e dois inferiores.

Coelhos e lebres, pertencentes à mesma família, também apresentam suas diferenças. Estas são mais pesadas e maiores que aqueles – seus membros posteriores também são maiores, fornecendo grande agilidade (e velocidade) ao correr. Além disso, lebres possuem orelhas mais longas, com tonalidade escura em suas extremidades.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Coelho (Família Leporidae)








5 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 17/06/2014 | luana gomes
    Usuário

    eu tenho e quero saber mais

  • quinta-feira | 17/04/2014 | julia
    Usuário

    tema perfeito para o meu trabalho da escola, adoro coelho

  • sábado | 11/01/2014 | ricardina...
    Usuário

    Oi,criu coelhos mais não sei a sua categoria,pois chamamos a cria de laparo, e como se chama o mesmo depois do desmame e a sua incorporação a reprodução ou produção? Ajude me.

  • segunda-feira | 10/12/2012 | rosapaixao
    Usuário

    essi tema esta otimo