Biologia celular

Células sanguíneas de mamíferos.

A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia, é a área da Biologia relacionada ao estudo das células, tanto eucariontes quanto procariontes; tanto de organismos unicelulares quanto de multicelulares. Seu início só se deu a partir da criação dos microscópios – invenção esta que teve como precursores os holandeses Francis e Zacarias Janssen, em 1590.

A partir desta definição, podemos perceber que esta ciência se atém às características gerais, evolução, componentes químicos, especializações, estruturas, permeabilidade, regulação, diferenciação, interação, divisões, ciclo vital, funções, diferença entre tipos celulares, dentre outros aspectos relacionados às células ou ao estudo destas, como a microscopia e técnicas de preparo de material biológico.

Considerando que as células são fatores que diferenciam o que é vida do que não possui vida - sendo a unidade estrutural e funcional básica de qualquer ser vivo, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas - podemos dizer que compreender a Biologia Celular é conhecer aspectos diversos intrínsecos à vida.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Seções de Biologia celular

Células
Cliquei aqui e aprenda mais sobre as células lendo nosso texto. Falaremos aqui sobre a classificação das células e suas principais partes, e aprenderemos sobre as organelas.

Artigos de Biologia celular

Balanço Energético da Respiração Aeróbia
A contribuição das reações em cada etapa na produção de ATP.
Cadeia Respiratória
Processo que gera fluxo transmembranar de prótons H+, produzindo energia (ATP).
Células haploides, diploides e poliploides
Aprenda a diferença entre células haploides, diploides e poliploides e conheça quais delas estão presentes naturalmente em seres humanos.
Ciclo de Krebs
Clique aqui e aprenda mais sobre o ciclo de Krebs. Neste texto explicaremos um pouco a respeito das oito etapas que compõem esse ciclo.
Difusão Facilitada
O transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, regulado por enzimas carreadoras.
Endocitose e exocitose
Compreenda a diferença entre endocitose e exocitose, além de entender como ocorrem esses processos.
Fermentação
Entenda o processo de fermentação e como essa via de produção de energia é importante economicamente.
Glicocálice
Amplie seus conhecimentos sobre o glicocálice, uma região rica em carboidratos.
Glicólise
ompreenda o que é glicólise, processo que ocorre no citoplasma de todas as células.
Junções celulares nos tecidos animais
Compreenda o que são as junções celulares presentes nos tecidos animais e saiba a importância dessas estruturas para a comunicação das células. Aprenda ainda as características das junções aderentes, comunicantes e dos desmossomos e conheça a diferença entre elas, onde são encontradas e suas principais funções.
Meiose
Clique aqui e entenda o que é meiose, conheça suas fases, sua importância e aprenda as principais diferenças entre meiose e mitose.
Microscópio de luz e Eletrônico
A diferença entre ambos e as características de cada um.
Mitose
Processo de divisão celular que ocorre entre uma interfase e outra, compreendida nas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Resulta em duas células idênticas entre si e a célula-mãe.
Mitose e meiose
Conheça as principais diferenças entre a mitose e a meiose, os dois processos de divisão celular que ocorrem nas células eucariontes.
O Primeiro Microscópio
Você sabe em qual século o primeiro microscópio foi construído? Confira aqui!
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Respiração aeróbica
Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.
Respiração Anaeróbia
Um menor rendimento energético para o funcionamento celular.
Robert Hooke
Robert Hooke, Hooke, Sir Peter Leiy, Westminster School, Universidade de Oxford, Dr. Busby, Robert Boyle, bomba de ar, pressão e volume dos gases, Denis Papin, panela de pressão, Lei de Hooke, Issac Newton, leis gravitacionais, Royal Society.
Sinalização celular
Compreenda melhor o processo de sinalização celular e conheça as diferentes rotas por que uma molécula sinalizadora pode seguir.
Teoria Celular
Você já ouviu falar a respeito da teoria celular? Clique aqui e descubra por que essa teoria é tão importante para a Biologia!
Transporte ativo
Aprenda mais sobre o transporte ativo, aqui. Neste texto aprenderemos o que é esse tipo de transporte e saberemos o que é a bomba de sódio-potássio.
Transporte Membranar de substâncias
O deslocamento de substratos efetivados pelas células.
Transporte passivo
Clique aqui e aprenda mais sobre o transporte passivo, suas principais características e a diferença entre difusão simples, difusão facilitada e osmose.
Texto "Matemática do Zero | Ângulo e construção usando transferidor" em fundo azul.
Matemática do Zero | Ângulo e construção usando transferidor
Nessa aula veremos o que é ângulo, como construir um ângulo utilizando um transferidor, como transformar de ângulo para radiano e ângulo para minutos ou segundos.