Você está aqui Mundo Educação Biologia Seres Vivos Reino Animalia Celenterados e Platelmintos

Celenterados e Platelmintos

Celenterados e Platelmintos
A água-viva é um celenterado com forma medusoide

Os celenterados, também conhecidos como cnidários, são animais de corpo mole e gelatinoso, aquáticos, sendo sua maioria marinha. Até hoje foram catalogadas cerca de 11 mil espécies de celenterados e seus representantes mais conhecidos são os corais, as águas-vivas e as anêmonas-do-mar.

Existem duas formas de animais entre os celenterados: a forma de pólipo ou polipoide e a forma de medusa ou medusoide, sendo que a maioria das espécies de celenterados apresenta as duas formas corporais em seu ciclo de vida.

 A forma de pólipo tem uma de suas extremidades livre, enquanto a outra fica fixa a um substrato. Na extremidade livre encontramos os tentáculos e a boca do animal. Embora a maioria das formas polipoides seja séssil, algumas podem apresentar pouca mobilidade e deslizar-se lentamente, como ocorre com as anêmonas-do-mar.

Os celenterados com forma medusoide são de vida livre e sua forma lembra muito um guarda-chuva. A boca desses animais se localiza na parte inferior e seus tentáculos podem aparecer ao redor da boca e também nas bordas do corpo. Esses animais nadam rapidamente através da expulsão de jatos de água.

Animais diblásticos (apresentam dois folhetos germinativos) e com simetria radial, os celenterados foram os primeiros na escala evolutiva a apresentar cavidade gastrovascular. Possuem em toda a superfície corporal, com grande concentração nos tentáculos e ao redor da boca, células chamadas de cnidócitos ou cnidoblastos que são responsáveis pela defesa e também na captura de presas. As células epidérmicas de alguns celenterados, como os corais, produzem um exoesqueleto de calcário e substâncias orgânicas.

Os celenterados apresentam sistema digestório incompleto com digestão extra e intracelular e sistema nervoso difuso, com a rede nervosa espalhada por todo o corpo. Esses animais são desprovidos de sistema circulatório, respiratório e excretor, e todos apresentam reprodução assexuada e sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento ou estrobilização e a reprodução sexuada é feita através de gametas produzidos por células intersticiais. Existem espécies de celenterados monoicas e dioicas, e a fecundação pode ser interna ou externa.

Os celenterados são divididos em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa.

Platelmintos

Imagem de macho e fêmea de Schistosoma mansoni
Imagem de macho e fêmea de Schistosoma mansoni

 Os animais reunidos nesse filo possuem o corpo achatado dorsoventralmente e podem ser encontrados em água doce ou salgada, em ambientes de terra firme úmidos ou como parasitas no interior de outros animais.

Os platelmintos são animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. Apresentam sistema digestório incompleto e sistema nervoso composto por dois gânglios cerebrais localizados na região anterior do corpo, sendo o sistema nervoso deles mais desenvolvido do que o dos celenterados. A excreção desses animais é feita através de células-flama, e os sistemas circulatório e respiratório estão ausentes.

A reprodução nos platelmintos é muito variada, com espécies dioicas e monoicas. Algumas espécies têm capacidade de regeneração e realizam a reprodução assexuada, como a planária, enquanto outras têm reprodução sexuada, como o Schistosoma mansoni.

Os platelmintos se dividem em três classes: Turbelários, Cestódeos e Trematódeos. Muitos deles são responsáveis por diversas parasitoses humanas, como a esquistossomose, a teníase, a cisticercose, entre outras.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Celenterados e Platelmintos








2 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 23/10/2012 | camila haider
    Usuário

    eu achei legal esplicou bem!!!....

  • quarta-feira | 27/05/2009 | nickhajime
    Usuário

    Valeu pelo artigo, tava procurando um texto desse para a escola, foi muito essecial para minha nota da prova de Ciencias, tirei 9,5. Valeu!!!!!