Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia O que é cadeia alimentar

O que é cadeia alimentar

O que é cadeia alimentar
A cadeia alimentar é uma sequência linear em que um serve de alimento para o outro

Para entendermos bem o que é e como funciona uma cadeia alimentar precisamos conhecer os componentes que fazem parte de um ecossistema.

Em um ecossistema podemos encontrar os componentes bióticos e abióticos. Os componentes bióticos são todos os organismos vivos, enquanto que os componentes abióticos são os fatores químicos, físicos e geológicos que atuam naquele ecossistema como umidade, luz, temperatura, água, nutrientes e solo.

Dentre os componentes bióticos podemos considerar dois grupos, os de organismos autotróficos e os de organismos heterotróficos. Os organismos autotróficos são aqueles que conseguem produzir o seu próprio alimento a partir de substâncias orgânicas simples, como os organismos fotossintetizantes e os quimiossintetizantes. Já os organismos heterotróficos são aqueles que não conseguem produzir o seu próprio alimento a partir de substâncias orgânicas simples, e necessitam buscar alimento em outros organismos para conseguir suprir seus processos vitais.

Os organismos autotróficos são chamados de produtores, e os organismos heterotróficos são chamados de consumidores. Os organismos heterotróficos podem ser classificados em consumidores primários, consumidores secundários e consumidores terciários.

Agora que você já sabe quais são os componentes de um ecossistema, vamos saber o que é e como funciona uma cadeia alimentar.

Podemos definir uma cadeia alimentar como sendo uma sequência linear de organismos, em que um serve de alimento para o outro. Uma cadeia alimentar apresenta três ou quatro elos, e o primeiro componente da cadeia é sempre um organismo autotrófico, que, como já vimos anteriormente, chamamos de produtor. Os outros organismos que fazem parte da cadeia são todos heterotróficos e por isso chamados de consumidores.

Cada elo da cadeia alimentar é considerado um nível trófico, e os produtores, por serem o primeiro elo da cadeia, são considerados o primeiro nível trófico. Os consumidores primários, que se alimentam diretamente dos produtores, compõem o segundo nível trófico, e assim por diante. É importante lembrar que em uma cadeia alimentar o fluxo de energia sempre se origina dos produtores. Abaixo temos um exemplo de cadeia alimentar que possui quatro níveis tróficos e é composta por uma planta, uma borboleta que suga a seiva da planta, um sapo que se alimenta da borboleta e uma serpente que se alimenta do sapo.

Representação de uma cadeia alimentar de terra firme, lembrando que os decompositores atuam em todos os níveis da cadeia
Representação de uma cadeia alimentar de terra firme, lembrando que os decompositores atuam em todos os níveis da cadeia

Quando produtores e consumidores de qualquer nível trófico morrem, entram em ação os seres decompositores, como fungos e algumas bactérias, que se alimentam dos restos orgânicos desses seres vivos. O papel dos decompositores é decompor a matéria orgânica dos organismos mortos para obter energia e nutrientes. A decomposição da matéria orgânica é muito importante para o meio ambiente, pois é através dela que ocorre a reciclagem de nutrientes que podem voltar a fazer parte de outros seres vivos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

O que é cadeia alimentar








8 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 04/08/2014 | Estela silva
    Usuário

    A cadeia alimentar e uma sequecia linear de organismo em que uma serve de alimento para outra

  • terça-feira | 11/02/2014 | emilly moreira...
    Usuário

    cadeia alimentar eo circolo da vida dos animais ou dos ser humano

  • quarta-feira | 23/04/2014 | emilly
    0 0

    isso msm parabens :)

  • segunda-feira | 22/04/2013 | thamyres
    Usuário

    eu adoro a cadeia alimentar